Diário de São Paulo
Siga-nos

SARAMPO

Em pleno século XXI, na era da modernização e do avanço acachapante da tecnologia, o Brasil enfrenta um surto de sarampo. A doença que havia sido erradicada

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 03/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 14h19


Em pleno século XXI, na era da modernização e do avanço acachapante da tecnologia, o Brasil enfrenta um surto de sarampo. A doença que havia sido erradicada volta com carga total. Os estados do Amazonas e Roraima são os mais assolados. Não se trata de algo natural, impossível de evitar. Trata-se de um descuido das autoridades do setor.

Em 2016, o Brasil ganhou o certificado de eliminação do sarampo pela Organização Pan-Americana de Saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o país luta para manter este certificado. Não está fácil.

Segundo o boletim, em ambos os casos (Amazonas e Roraima) os surtos estão relacionados à importação do vírus. Estes estados concentram 97% dos casos confirmados.

A Organização Mundial da Saúde divulgou uma alta no número de casos da doença em todo o mundo. A baixa cobertura vacinal em alguns países, como o Brasil, contribuiu para volta da doença – foram 173.330 casos no mundo em 2017, um aumento de 41 mil casos em apenas um ano. O Brasil pode vencer este mal.

Compartilhe  

últimas notícias