Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo reduz percentual de ônibus muito poluentes na frota

A frota de ônibus de São Paulo se modernizou em 2021, segundo levantamento do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). De acordo com o estudo, em janeiro

São Paulo reduz percentual de ônibus muito poluentes na frota
São Paulo reduz percentual de ônibus muito poluentes na frota

Redação Publicado em 22/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h49


Meta é a eletricidade ser combustível de 2,6 mil coletivos até 2024

A frota de ônibus de São Paulo se modernizou em 2021, segundo levantamento do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema). De acordo com o estudo, em janeiro deste ano, 17% dos ônibus que rodavam na capital paulista eram modelos a diesel fabricados antes de 2012, com sistemas menos eficazes no controle de poluentes. O percentual de veículos com esse perfil caiu para 12% em agosto.São Paulo reduz percentual de ônibus muito poluentes na frotaSão Paulo reduz percentual de ônibus muito poluentes na frota

Apesar de menos poluentes, esses ônibus ainda liberam gases causadores do efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Os veículos elétricos, que não emitem esse tipo de poluente diretamente, avançam bem mais devagar na composição da frota paulistana.

De acordo com a pesquisa, há 219 veículos movidos a eletricidade na cidade, sendo que 201 são trólebus, alimentados por linhas aéreas. A previsão do plano de metas da prefeitura, segundo o instituto, é que até 2024 a eletricidade seja o combustível de 2,6 mil coletivos.

A frota circulante da capital paulista é, de acordo com a pesquisa, de 12,2 mil veículos. O número de passageiros, ainda é 30% do que no período anterior à pandemia de coronavírus.

.

.

.

.

.

AGÊNCIA BRASIL

Compartilhe  

últimas notícias