Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo reduz lesões em 20% em 2018, mas três casos com Everton comprometem resultados do time

O São Paulo reduziu neste ano o número de problemas médicos. Em 2017, foram 55 (terceira maior marca do ano passado), e a desconfortável marca caiu para 44 em

São Paulo reduz lesões em 20% em 2018, mas três casos com Everton comprometem resultados do time
São Paulo reduz lesões em 20% em 2018, mas três casos com Everton comprometem resultados do time

Redação Publicado em 19/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h20


Equipe liderava o Brasileirão quando atacante sofreu estiramento na coxa esquerda. A partir daí, desempenho caiu. Rodrigo Caio é quem mais desfalcou

O São Paulo reduziu neste ano o número de problemas médicos. Em 2017, foram 55 (terceira maior marca do ano passado), e a desconfortável marca caiu para 44 em 2018. Seria uma boa notícia, mas apenas três dessas consultas derrubaram o desempenho do elenco e, consequentemente, o sonho do torcedor tricolor de comemorar a conquista do título do Brasileirão. Everton teve três períodos de inatividade por conta de problemas na coxa esquerda e ficou nove jogos fora.

Não é exagero dizer que a ausência do atacante reduziu drasticamente a competitividade do São Paulo porque o time era líder na 22ª rodada, quando Everton ficou fora de sua primeira partida devido a um estiramento. Na rodada seguinte, a equipe perdeu a liderança para o Internacional. Everton voltou na rodada 25, e o time retomou a liderança. Sentiu uma fibrose, deixou o time novamente, e lá se foi a liderança. Foram oito rodadas na ponta de cima da tabela e só.

Everton caído no gramado — Foto: Pedro Vale/Agif/Estadão Conteúdo

Everton caído no gramado — Foto: Pedro Vale/Agif/Estadão Conteúdo

No entanto, Anderson Martins supera o camisa 22 em quantidade de visitas aos médicos do clube na temporada: quatro no total. Duas por problemas na coxa esquerda e duas por mialgia nas costas. Araruna (três), Diego Souza (três), Edimar (três), Hudson (três) completam a lista dos mais recorrentes no DM.

 — Foto: InfoEsporte

— Foto: InfoEsporte

Apesar de ter ido apenas duas vezes ao DM, o zagueiro Rodrigo Caio foi quem perdeu mais partidas do time nesta temporada por afastamento de lesão. Foram 22 no total. A mais severa foi sofrida no final de abril e necessitou de cirurgia no pé do atleta. Ele ficou quase quatro meses parado e fora de 19 jogos.

Segundo levantamento feito pelo GloboEsporte.com, dos 44 problemas médicos registrados, 23 foram lesões musculares na coxa, a região mais afetada.

Critérios e Metodologia

As informações levantadas para esta pesquisa foram retiradas nos sites oficiais de cada um dos 20 times que disputaram a Série A em 2018, além do apurado pelos setoristas do GE no dia a dia dos clubes.

O recorte temporal deste levantamento foi de 01 de janeiro de 2018 até a data da publicação desta matéria: 19 de dezembro de 2018. Todas as baixas médicas sofridas pelos jogadores fora desse universo temporal não entraram na pesquisa.

O critério para inclusão de um atleta no levantamento foi o veto pelo departamento médico de pelo menos uma partida por motivo clínico. Todos os problemas médicos que impediram a escalação do jogador na equipe para a partida seguinte foram computados no levantamento.

Jogadores poupados e com desgaste físico não entraram na conta assim como problemas fisiológicos. Todos os clubes receberam o contato da reportagem para checagem da lista de jogadores no DM na temporada.

Compartilhe  

últimas notícias