Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo completa dez anos sem títulos nacionais, e Muricy analisa: “Pararam um pouco no tempo”

Exatos dez anos se passaram do último título brasileiro do São Paulo, em 2008. E, nesse período, o Tricolor levantou apenas uma taça, a da Copa Sul-Americana

São Paulo completa dez anos sem títulos nacionais, e Muricy analisa: “Pararam um pouco no tempo”
São Paulo completa dez anos sem títulos nacionais, e Muricy analisa: “Pararam um pouco no tempo”

Redação Publicado em 07/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h42


Veja o que o último técnico campeão brasileiro com o Tricolor diz sobre a fase do time

Exatos dez anos se passaram do último título brasileiro do São Paulo, em 2008. E, nesse período, o Tricolor levantou apenas uma taça, a da Copa Sul-Americana de 2012. Em meio a isso, o clube que era exemplo colecionou fracassos, frustrações e momentos de perigo.

Tricampeão brasileiro com o São Paulo em 2006, 2007 e 2008 e responsável por um dos momentos mais importantes da história do Tricolor, Muricy Ramalho, hoje comentarista do SporTV, analisou:

– Eu acho, sinceramente, que o São Paulo, como ele ganhava muito… Ganhou esses três títulos, foi campeão mundial, da Libertadores… As pessoas se acomodaram, pararam um pouco no tempo.

Naquela vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, fora de casa, na última rodada do Brasileirão de 2008, uma das cenas que ficaram para a história foi a de Muricy Ramalho, molhado pela chuva, acenando para o torcedor tricolor que comemorava o tricampeonato nacional. Não imaginavam o que viria depois.

– Quando voltei em 2013 (para livrar o time do rebaixamento), a situação era desesperadora. Deu certo porque eu conhecia muito o São Paulo. Eu sabia onde podia atacar. Tive que tomar atitudes muito difíceis, de afastar jogadores e colocar outros que a diretoria não gostava – lembrou.

– Melhorou um pouco, mas ainda não melhorou o que tem de melhorar. Ou seja, continua mais ou menos parecido. As pessoas um pouco acomodadas – completou Muricy Ramalho.

Qual a solução, Muricy?

Para o ex-técnico do São Paulo e agora comentarista, o São Paulo não pode perder tempo e ficar no mercado atrás apenas de bons jogadores. É preciso buscar os “fora de série”, como ele mesmo diz.

– A aposta tem que ser na base, a aposta tem que ser da casa. Você tem que apostar nos meninos da casa, porque eles vão muito bem no juvenil e no juniores, mas você não sabe como vai ser no profissional. Mas trazer jogador de fora pra você apostar não dá mais – opinou o comentarista.

– O São Paulo precisa de títulos e para isso precisa contratar jogadores vencedores, diferentes. Não precisa de muitos, mas tem de fazer a diferença. Infelizmente o São Paulo está contratando apenas bons jogadores. E não pode. Tem de contratar acima da média, porque é grande demais – falou.

Para Muricy Ramalho, “parar no tempo” fez muito mal ao São Paulo, porque os rivais deixaram o clube para trás e o caminho de volta é muito longo:

– O São Paulo começou a viver do passado. Os adversários começaram a ver o que o São Paulo fazia, copiaram e começaram a passar. Aí, quando você vai ver, já era, não tem como. Então vem aquele desespero, toda hora você corre atrás, ai você começa a contratar errado, dá tudo errado.

Dez anos atrás

No dia 7 de dezembro de 2008, o São Paulo venceu o Goiás por 1 a 0, no Distrito Federal, com um gol de Borges, e assegurou seu sexto e último título brasileiro até aqui. Veja o time que jogou:

Rogério Ceni; Rodrigo, André Dias e Miranda; Joilson (Jancarlos), Richarlyson, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Bruno) e Borges (André Lima). Técnico: Muricy Ramalho.

Em 2008, São Paulo vence o Goiás por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro

Em 2008, São Paulo vence o Goiás por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro

Até os dias de hoje

Veja no quadro abaixo, ano a ano, como foram as temporadas do São Paulo depois de 2008:

Os últimos dez anos do São Paulo

ANOPAULISTACOPA DO BRASILLIBERTADORESCOPA SUL-AMERICANABRASILEIRÃO
2009semifinalnão disputouquartas de finalnão disputouterceiro colocado
2010semifinalnão disputousemifinalnão disputounono colocado
2011semifinalquartas de finalnão disputouoitavas de finalsexto colocado
2012semifinalsemifinalnão disputoucampeãoquarto colocado
2013semifinalnão disputouoitavas de finalsemifinalnono colocado
2014quartas de finalterceira fasenão disputousemifinalvice-campeão
2015semifinalsemifinaloitavas de finalnão disputouquarto colocado
2016quartas de finalquarta fasesemifinalnão disputoudécimo colocado
2017semifinalquarta fasenão disputouprimeira fase13º colocado
2018semifinalquarta fasenão disputousegunda fasequinto colocado
Compartilhe  

últimas notícias