Diário de São Paulo
Siga-nos

São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

Mais de 12 mil profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual foram mobilizados para atuar em todas as regiões de São Paulo diante do alerta

São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado
São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

Redação Publicado em 31/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h07


Mais de 12 mil profissionais foram mobilizados

Mais de 12 mil profissionais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual foram mobilizados para atuar em todas as regiões de São Paulo diante do alerta de forte chuva.São Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estadoSão Paulo: com alerta de chuvas, força-tarefa atuará em todo o estado

Ontem (30), temporais atingiram diversas áreas do estado, deixando estragos devido a alagamentos, especialmente no litoral norte. Segundo o governo paulista, as equipes mobilizadas são preparadas para atuar em operações especiais de salvamento e resgate com apoio de aeronaves, veículos terrestres e embarcações.

As regiões de Araçatuba, Baixada Santista, Barretos, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Região Metropolitana da capital têm atenção especial, com previsão de até 120 milímetros (mm) de chuva por dia. Em Araraquara, Bauru, Itapeva, Marília, Presidente Prudente e Vale do Ribeira, a previsão meteorológica é de volume diário de até 90 mm.

Além das equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, a força-tarefa conta com apoio da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Desenvolvimento Regional. A proposta é divulgar informações em tempo real e garantir uma atuação direta do estado com as prefeituras para atendimento a ocorrências provocadas por inundações, enchentes e deslizamentos. Nos canais oficiais do @governoSP nas redes sociais serão veiculadas notícias e alertas sobre o clima durante o feriado prolongado de ano-novo.

O governo paulista informou ainda que oito planos preventivos abrangem 177 municípios mais vulneráveis. Um dos planos é específico para inundações, no Vale do Ribeira, e outros sete para escorregamentos, para atendimento da Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Região de Campinas, Região de Sorocaba e Região de Itapeva.

Emergência

Os chamados de emergência para desastres naturais podem ser feitos pelo 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil). Para receber alertas da Defesa Civil por mensagens de texto, basta se cadastrar gratuitamente enviando um SMS contendo o CEP de interesse para o número 40199. Não há custo para acessar o serviço. No site SPAlerta, uma campanha permanente dá orientações e recomendações de como proceder em casos de chuvas extremas.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias