Diário de São Paulo
Siga-nos

Saltador comenta convocação para o “Sula”, que tem mais nomes ligados ao Oeste Paulista

O saltador dracenense Mateus Daniel de Sá é um dos convocados pelo Brasil para o 52° Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, em Guayaquil, no Equador. A

SALTADOR
SALTADOR

Redação Publicado em 27/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h53


Dracenense Mateus Daniel de Sá é um dos integrantes da seleção brasileira no Equador, que tentarão fazer do Sul-Americano de Atletismo uma ponte para as Olimpíadas de Tóquio

O saltador dracenense Mateus Daniel de Sá é um dos convocados pelo Brasil para o 52° Campeonato Sul-Americano de Atletismo Adulto, em Guayaquil, no Equador. A lista da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), nesta semana, teve ainda no mínimo mais sete desportistas da modalidade ligados ao Oeste Paulista.

A convocação da CBAt teria como critério principal levar os dois primeiros do ranking nacional em cada prova. Porém, com alguns deles já classificados para as Olimpíadas de Tóquio, oportunidades surgiram para atletas ainda com chances de chegar lá. Logo, o objetivo é ir bem no “Sula”, mas de olho no Japão.

Mateus Daniel de Sá é o terceiro colocado no ranking nacional do salto triplo e um dos que obteve espaço neste contexto. O saltador tem 25 anos e defende o Pinheiros, clube paulistano. E foi ele quem falou sobre a felicidade pela convocação e expectativa a seguir.

– Estava um pouco apreensivo por ser o terceiro do ranking. Aí houve a desistência e fui chamado. Fiquei muito feliz mesmo, porque essa é uma competição muito importante para mim. Muito importante para o ranking olímpico. É mais uma oportunidade para subir no ranking e confirmar a classificação. É sempre bom defender o Brasil, e agora tem um gostinho a mais. Estou bastante feliz mesmo e espero fazer uma grande competição, confirmar minha classificação para os Jogos de Tóquio.

Além do dracenense, o medalhista olímpico Bruno Lins, alagoano que treina em Prudente, foi convocado para integrar o revezamento 4x100m. Já a velocista Maria Victória Belo de Sena, da equipe prudentina, irá compor o 4x400m. No salto com vara, o prudentino Bruno Spinelli, atualmente na equipe Orcampi (SP), é mais um da lista. A adamantinense Izabela Rodrigues, do Iema, de São Caetano do Sul, competirá no lançamento do disco.

Medalhista olímpico Bruno Lins integra o revezamento 4x100m — Foto: TV Fronteira / Reprodução

Medalhista olímpico Bruno Lins integra o revezamento 4x100m — Foto: TV Fronteira / Reprodução

O time brasileiro vai com 79 atletas, sendo 39 homens e 40 mulheres. A comissão técnica tem 18 integrantes. Entre eles, o técnico Dino Cintra, que esteve em Prudente até 2017, quando foi para Bragança Paulista, trabalhar junto a um projeto da própria CBAt.

Gabriele Sousa dos Santos, carioca que deixou Prudente junto com Dino Cintra, é um dos nomes da lista no salto triplo feminino. Ela também defende o Pinheiros atualmente. O massoterapeuta prudentino Jorge Antônio Lima, o Jorginho, também está na convocação.

Maria Victória Belo de Sena (ao lado do pai, o ex-velocista e técnico Inaldo Sena) foi convocada para o revezamento 4x400m — Foto: FPA / Divulgação

Maria Victória Belo de Sena (ao lado do pai, o ex-velocista e técnico Inaldo Sena) foi convocada para o revezamento 4x400m — Foto: FPA / Divulgação

Viagem e mais do “Sula”

A delegação deixa o Brasil nesta quinta-feira (27). A saída será em Campinas, e o voo tem escala prevista em Manaus (AM). O “Sula” seria em Buenos Aires, na Argentina, mas a organização local resolveu abrir mão da realização em decorrência do agravamento do cenário da Covid-19 por lá.

As provas em Guayaquil serão neste sábado (29) até segunda-feira (31). Outro tópico importante é que os campeões continentais garantem vaga no Mundial de Atletismo Adulto, marcado para 2022, em Oregon (EUA).

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias