Diário de São Paulo
Siga-nos

Salles inspeciona áreas em Mato Grosso atingidas pelo fogo

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou esta manhã a Poconé (MT), a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá. Salles vai inspecionar algumas das áreas

Salles inspeciona áreas em Mato Grosso atingidas pelo fogo
Salles inspeciona áreas em Mato Grosso atingidas pelo fogo

Redação Publicado em 24/09/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h18


Há meses fogo consome a vegetação em diferentes regiões do estado

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chegou esta manhã a Poconé (MT), a cerca de 100 quilômetros de Cuiabá. Salles vai inspecionar algumas das áreas afetadas pelos incêndios que há meses consomem a vegetação em diferentes regiões do estado, sobretudo no Pantanal.Salles inspeciona áreas em Mato Grosso atingidas pelo fogoSalles inspeciona áreas em Mato Grosso atingidas pelo fogo

Em pouco mais de um mês, é a segunda vez que o ministro visita a região para checar as ações de combate ao fogo e a real dimensão dos estragos que o fogo vem causando à flora e a fauna locais. Em 18 de agosto, Salles sobrevoou, na companhia do governador do estado, Mauro Mendes, áreas próximas ao Parque Estadual Encontro das Águas, em Poconé. Na ocasião, o ministro prometeu disponibilizar “tudo o que fosse necessário para conter os incêndios”.

Segundo a secretária do Meio Ambiente de Poconé, Danielle Assis, mais de 50% do parque estadual de 108 mil hectares foram atingidos pelas chamas. Cada hectare corresponde aproximadamente às medidas de um campo de futebol oficial. Já organizações não governamentais, como o Instituto Centro da Vida, calculam que cerca de 85% da unidade de conservação estadual foram afetados.

“As chamas, hoje, já estão bem mais reduzidas, devido às chuvas dos últimos dias. Só que essas chuvas são extemporâneas [ocasionais]. A temperatura já voltou a subir e tememos que os focos [de incêndios] ressurjam”, declarou a secretária à Agência Brasil.

Danielle disse que só em Poconé foram queimados mais de 300 mil hectares. Para ela, a situação reforça a necessidade de um plano integrado de combate aos incêndios.

“Infelizmente, este ano, só nos resta continuar combatendo os incêndios, mas, para o futuro, precisamos planejar. Já iniciamos uma conversa com o Corpo de Bombeiros e, até o fim do ano, implantaremos uma base fixa do Corpo de Bombeiros. Assim, conseguiremos iniciar o combate aos focos tão logo eles sejam detectados, logo no início, evitando que eles tomem tamanha proporção”, acrescentou a secretária, revelando que mais de 200 profissionais continuam atuando na região.

A secretária de Meio Ambiente de Poconé também destacou a importância de se pensar legislações específicas para o Pantanal, uma das propostas iniciais da comissão temporária externa que o Senado instalou na semana passada para acompanhar as ações de enfrentamento aos incêndios no Pantanal. Formada por quatro titulares e quatro suplentes, a comissão visitou Mato Grosso no último sábado (19).

Ao fim da visita, o presidente da comissão, senador Wellington Fagundes (PL-MT), classificou o cenário ao longo do percurso entre Cuiabá e Poconé como “devastador e desolador”. “Hoje a situação do Pantanal é um estado de guerra. Brigadistas e voluntários estão trabalhando de forma sobre-humana por causa da falta de planejamento. Não nos calçamos através da ciência e da tecnologia para isso”, acrescentou Fagundes. Os senadores que integram a comissão defendem a criação do chamado Estatuto do Pantanal, uma legislação federal específica para o bioma Pantanal.

Segundo a secretária, nenhum representante da prefeitura foi convidado a acompanhar a comitiva ministerial.

Força Nacional

Nesta quarta-feira (23), o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de agentes da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios em todo o estado – e não exclusivamente no Pantanal mato-grossense. Além do efetivo, o ministério também autorizou o envio de dez viaturas, dois micro-ônibus e um helicóptero para o estado, que solicitou o apoio federal na segunda-feira (21). A previsão é que os agentes cheguem ao estado esta tarde.

.

.

.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias