Diário de São Paulo
Siga-nos

Saiba por que diminuir as luzes do avião é uma importante medida de segurança

Durante os pousos e decolagens de um avião, tanto os comissários de bordo quanto os pilotos do avião realizam diversos procedimentos de segurança para

Saiba por que diminuir as luzes do avião é uma importante medida de segurança
Saiba por que diminuir as luzes do avião é uma importante medida de segurança

Redação Publicado em 16/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h13


Não, diminuir as luzes não é para deixar os passageiros mais calmos nos pousos e decolagens. Vai muito além disso; entenda

Durante os pousos e decolagens de um avião, tanto os comissários de bordo quanto os pilotos do avião realizam diversos procedimentos de segurança para certificar que nenhum tripulante ou passageiro se machuque enquanto o avião levanta voo ou pousa, porém um desses procedimentos passa despercebido até por quem viaja de avião com frequência, e ele é bem mais importante do que muitos possam imaginar.

Pessoas sentadas nas suas poltronas do avião.

shutterstock Os procedimentos de segurança que são orientados pela tripulação do avião devem ser seguidos para uma viagem segura.

O procedimento em questão é diminuir a intensidade da luz no avião. Por mais estranho que isso pareça, a medida de precaução é uma das mais importantes durante o pouso e a decolagem.

De acordo com o piloto de avião Patrick Smith, a intensidade da luz da aeronave é diminuida para que, em caso de emergência, os olhos dos tripulantes da aeronave e dos passageiros possam se acostumar com o escuro caso o avião enfrente algum tipo de problema, como uma pane elétrica ou algo do tipo.

Ele completa dizendo que os caminhos e as luzes de emergência também se tornam mais visíveis, ajudando tanto a equipe de voo quanto os passageiros a se orientarem.

Mulher nervosa e com medo ao lado da janela do avião.

shutterstock Em caso de turbulência ou problema técnico, siga as instruções da tripulação do avião.

Rohan Bhatnagar, outro piloto de avião, também explicou o motivo quando viu o questionamento no site Quora.

De acordo com o piloto, a possibilidade de uma aeronave se envolver em um acidente é muito maior durante os pousos e as decolagens, então para que o olho humano não tenha que se acostumar com a escuridão repentina caso haja algum tipo de acidente, a intensidade das luzes é diminuida, assim os passageiros podem seguir as instruções de evacuação do avião com mais segurança e sem confusão.

IG
Compartilhe  

últimas notícias