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Saiba como fazer denúncias da Black Friday no Procon de SP

A Fundação Procon de São Paulo criou um plano de atendimento especial para receber denúncias e esclarecer dúvidas referentes às compras durante a Black Friday.

Saiba como fazer denúncias da Black Friday no Procon de SP
Saiba como fazer denúncias da Black Friday no Procon de SP

Redação Publicado em 23/11/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h48


Procon criou plano de atendimento especial, tanto pela internet quanto presencialmente em lojas, para registrar queixas de consumidores.

A Fundação Procon de São Paulo criou um plano de atendimento especial para receber denúncias e esclarecer dúvidas referentes às compras durante a Black Friday.

As reclamações podem ser feitas no site do Procon-SP.

As denúncias também podem ser feitas através das seguintes ferramentas:

  • Uso da Hashtag nas Redes Sociais #PROCONSPNABLACKFRIDAY;
  • Facebook Oficial da Fundação Procon;
  • Twitter Oficial da Fundação Procon;
  • Formulário para reclamações disponível no site entre 22 (quinta-feira) e 28 de novembro (próxima quarta-feira);
  • Atendimento telefônico pelo 151: dia 22 de novembro das 8 à 1h (do dia 23) e do dia 23 (sexta-feira) das 6 às 20h.
  • Fiscalização: Plantão das 19h do dia 22 (quinta-feira) até as 23:59 do dia 23 de novembro;
  • Fiscalização de lojas físicas: equipes nas ruas na capital, Grande São Paulo e nos 8 Núcleos Regionais.

Denúncias diminuíram

De acordo com o Procon, na comparação entre a Black Friday de 2016 e a edição 2017 houve uma redução no número de queixas. Foram 2.654 em 2016, contra 2.091 no ano passado. Por outro lado, as irregularidades constadas em lojas físicas pela fiscalização subiram.

Em 2017, as principais queixas se referiam a anúncios de produto ou serviço indisponíveis, maquiagem do desconto, mudança de preço ao finalizar a compra (carrinho) e site intermitente, congestionado ou bloqueado.

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