Diário de São Paulo
Siga-nos

Saiba como evitar a bronquiolite, doença respiratória que atinge crianças

Profissionais da saúde estão sendo capacitados para atuar na campanha do GDF de prevenção e combate a doenças respiratórias. O público alvo são crianças de 0

Saiba como evitar a bronquiolite, doença respiratória que atinge crianças
Saiba como evitar a bronquiolite, doença respiratória que atinge crianças

Redação Publicado em 23/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h26


Profissionais da saúde estão sendo capacitados para atuar na campanha do GDF de prevenção e combate a doenças respiratórias. O público alvo são crianças de 0 a 2 anos de idade.

A principal enfermidade a ser combatida é a bronquiolite, um vírus que atinge os pequenos principalmente no período da seca.

Alguns cuidados ajudam a prevenir o contágio, como orienta a pediatra Andreia Jácomo, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

“Como todo quadro viral, é muito importante a prevenção. Um cuidado com a higiene das mãos, evitar contato com aglomerados, cobertura das secreções na hora do espirro, da tosse, o álcool em gel para higienização das mãos facilita muito a diminuição da transmissão”.

De acordo com a médica, as crianças cardiopatas e prematuras correm mais risco de serem contaminadas. Andreia Jácomo explica os sintomas da doença.

“Coriza, secreção, febre, mas algumas crianças podem evoluir com desconforto respiratório, que é caracterizado principalmente pelo que os pais chamam de ‘chiado no peito’. Para os médicos é o broncoespasmo”.

A médica orienta a procurar uma unidade de saúde mais próxima caso haja suspeita de infecção pela virose.

EBC 
Compartilhe  

últimas notícias