Diário de São Paulo
Siga-nos

Safra de soja deve cair por conta da seca, dizem entidades

A produção de soja brasileira na safra 2018/19 deve cair por conta da seca, disseram nesta sexta-feira (4) a Associação Brasileira dos Produtores de Soja

Safra de soja deve cair por conta da seca, dizem entidades
Safra de soja deve cair por conta da seca, dizem entidades

Redação Publicado em 04/01/2019, às 00h00 - Atualizado às 13h30


Consultoria cortou expectativa de produção em 4 milhões de toneladas. Associação de produtores fala em cenário ‘catastrófico’ para plantações.

A produção de soja brasileira na safra 2018/19 deve cair por conta da seca, disseram nesta sexta-feira (4) a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e a consultoria INTL FCStone.

Para a Aprosoja, a safra do grão no país, em fase inicial de colheita, deverá totalizar entre 110 milhões e 115 milhões de toneladas. A estiagem em importantes regiões produtoras retirou das lavouras o potencial produtivo recorde, segundo a entidade.

À Reuters, o presidente da associação, Bartolomeu Braz, disse que se as chuvas não ocorrerem nas próximas semanas, o cenário é “catastrófico” para as plantações do maior exportador mundial da oleaginosa.

Braz deu as declarações após a INTL FCStone cortar em cerca de 4 milhões de toneladas a sua previsão para a safra de soja do país. A consultoria espera que a produção atinja 116,2 milhões de toneladas, ante os 120,2 milhões de toneladas previstas em dezembro.

Em relatório divulgado na véspera a clientes, a consultoria relacionou a redução ao clima bastante quente e seco nas última semanas.

Em 2017/18, o Brasil colheu um recorde de 119,3 milhões de toneladas.

Compartilhe  

últimas notícias