Diário de São Paulo
Siga-nos

Sabesp obtém nova autorização para captar água do Rio Paraíba do Sul e abastecer o sistema Cantareira

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) obteve nesta quarta-feira (13) autorização para retomar a captação de água da bacia do Rio

Sabesp obtém nova autorização para captar água do Rio Paraíba do Sul e abastecer o sistema Cantareira
Sabesp obtém nova autorização para captar água do Rio Paraíba do Sul e abastecer o sistema Cantareira

Redação Publicado em 14/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 08h11


A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) obteve nesta quarta-feira (13) autorização para retomar a captação de água da bacia do Rio Paraíba do Sul para dar segurança ao abastecimento da região metropolitana de São Paulo. A decisão foi confirmada pelo Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e pela própria Sabesp.

A água retirada do rio será usada para abastecer o Sistema Cantareira, porque os reservatórios que abastecem a grande São Paulo estão com baixa capacidade de armazenamento. Segundo os órgãos federais, a autorização para retirar água do rio é válida toda vez que o sistema Cantareira estiver com menos de 30% de água no reservatório.

“O recurso hídrico será utilizado para reforçar o abastecimento do Sistema Cantareira, que atende a Região Metropolitana de São Paulo, quando o volume útil estiver inferior a 30%”, informou a nota conjunta do MDR e da ANA.

Ainda de acordo com a nota do Ministério e da agência reguladora, a medida “visa assegurar a segurança hídrica e o abastecimento” na Grande São Paulo.

A captação de água do Paraíba do Sul é despejada no sistema Cantareira desde 2017 graças a uma obra feita durante a crise hídrica que castigou a região metropolitana de São Paulo entre 2015 e 2016.

Responsável pelo abastecimento de mais de 7 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, o Cantareira operava na manhã desta quarta-feira (13) com 28,6% da capacidade. O manancial opera abaixo dos 30% da capacidade desde o dia 2 deste mês, quando atingiu a marca de 29,9% de volume armazenado.

.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias