Diário de São Paulo
Siga-nos

Russos marcham no extremo-leste do país em apoio a governador detido

Pelo menos 10 mil pessoas marcharam em Khabarovsk, cidade extremo-leste da Rússia, neste sábado (18), exigindo a libertação de Sergei Furgal, governador

Russos marcham no extremo-leste do país em apoio a governador detido
Russos marcham no extremo-leste do país em apoio a governador detido

Redação Publicado em 18/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 20h57


Atos ocorreram em Khabarovsk neste sábado e exigiam a libertação de Sergei Furgal, então governador da região desde 2018. Ele é suspeito de assassinato, mas nega as acusações. Governador derrotou o candidato do partido apoiado por Vladimir Putin.

Pelo menos 10 mil pessoas marcharam em Khabarovsk, cidade extremo-leste da Rússia, neste sábado (18), exigindo a libertação de Sergei Furgal, governador regional detido na semana passada por suspeita de assassinato. Caso seja considerado culpado das acusações, ele pode receber prisão perpétua. Furgal nega as acusações.

Furgal é integrante do Partido Liberal Democrata e era o governador da região de Khabarovsk desde 2018, quando derrotou o adversário do partido Rússia Unida, que apoia o presidente Vladimir Putin e estava no poder.

Furgal foi levado para Moscou, semana passada, onde está detido aguardando julgamento, depois de ser denunciado por suposto envolvimento na organização do assassinato de vários empresários, 15 anos atrás.

Manifestantes lotaram uma rua da cidade na tarde deste sábado, carregando cartazes em apoio a Furgal, alguns exigindo sua libertação, outros pedindo um julgamento aberto e transparente.

Svetlana, mulher de meia-idade usando uma máscara, disse que os moradores não foram abalados pelas acusações contra Furgal. Muitos políticos russos têm um passado sombrio, disse ela, porque os últimos anos da União Soviética foram cheios de corrupção e crimes.

“As pessoas vieram defender o direito ao voto. Nós o elegemos, então devolva-o para nós”, disse ela.

Os protestos acontecem apenas três semanas depois de uma vitória esmagadora para o Kremlin em um referendo que emenda a constituição para permitir que Putin permaneça no poder por mais 16 anos. Dúzias de pessoas foram presas em Moscou na semana passada, após algumas centenas protestarem contra as emendas.

No último sábado, entre 10 mil e 12 mil pessoas participaram de uma marcha não sancionada em Khabarovsk, disse o escritório local do Ministério do Interior, em um comunicado.

Neste sábado, menos de 10 mil pessoas marcharam, disse o gabinete do prefeito da cidade, em um comunicado, acrescentando que o protesto foi pacífico e que não houve detenções. Alguns veículos de notícias locais estimaram que os números foram muito maiores.

G1

Compartilhe  

últimas notícias