Diário de São Paulo
Siga-nos

Rosa Weber vota para impedir que juízes determinem bloqueio de WhatsApp

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (27) para impedir que decisões judiciais determinem o bloqueio do serviço

Rosa Weber vota para impedir que juízes determinem bloqueio de WhatsApp
Rosa Weber vota para impedir que juízes determinem bloqueio de WhatsApp

Redação Publicado em 28/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h40


Julgamento sobre decisões que determinam bloqueio do WhatsApp começou na quarta no Supremo Tribunal Federal e será retomado nesta quinta

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (27) para impedir que decisões judiciais determinem o bloqueio do serviço prestado pelo WhatsApp. A ministra também afirmou que os provedores têm o dever de manter o sigilo das mensagens trocadas pelos usuários. A única exceção é se houver decisão judicial determinando o encaminhamento de mensagem de usuário específico para instruir investigação criminal.

“Não há na lei nada que autorize a conclusão de ordens de suspensão do serviço de comunicação oferecidos por provedores de aplicativo em caso de decisão judicial”, ressaltou a ministra.

O julgamento foi interrompido e será retomado na quinta-feira, com os votos de outros nove ministros. O presidente, Dias Toffoli, não deve participar da sessão, porque está de licença médica.

Estão em julgamento duas ações. Uma delas questiona a Lei 12.965, de 2014, conhecida como Marco Civil da Internet. O partido argumenta que a lei autoriza que ordens judiciais obriguem os provedores a disponibilizar o conteúdo de comunicações privadas. A outra ação discute se decisões judiciais podem interromper serviços de mensagens do aplicativo WhatsApp.

iG

Compartilhe  

últimas notícias