Diário de São Paulo
Siga-nos

Rony ou Marinho? Atuação na final Palmeiras x Santos pode decidir “Rei da América” de 2020

Não será apenas o título da Libertadores de 2020 que estará em jogo para os atacantes Rony, do Palmeiras, e Marinho, do Santos, neste sábado. Destaques dos

Palmeiras
Palmeiras

Redação Publicado em 30/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h59


Atacantes se enfrentam no Maracanã e disputam prêmio de melhor jogador da Libertadores

Não será apenas o título da Libertadores de 2020 que estará em jogo para os atacantes Rony, do Palmeiras, e Marinho, do Santos, neste sábado. Destaques dos times finalistas, os dois estão entre os candidatos ao prêmio de melhor jogador do torneio sul-americano.

Na fase de grupos da Libertadores, Palmeiras e Santos foram protagonistas das melhores campanhas. Alviverdes e alvinegros somaram 16 pontos (cinco vitórias e um empate), mas o Verdão levou vantagem no saldo de gols: 15 contra cinco.

Depois de enfrentar críticas, Rony embalou na competição nacional com cinco gols marcados, o último deles na vitória história por 3 a 0 contra o River Plate, na Argentina. Marinho fez seu quarto e último gol no torneio na goleada contra o Grêmio, pelas quartas de final.

Além dos dois atacantes, o goleiro Weverton, do Verdão, o e meia Soteldo, do Peixe, também concorrem ao prêmio da Conmebol, que inclui um belo anel estilizado.

Rony: das críticas ao protagonismo

Disputado por rivais, Rony foi contratado pelo Palmeiras em fevereiro do ano passado com o peso de ser o maior investimento do Verdão em uma temporada que ficou marcada pela nova política financeira do clube.

Dentro de campo, porém, as coisas demoraram a acontecer. Mesmo com o título paulista, conquistado em agosto, Rony sofreu com duras críticas e também com a expectativa causada na sua chegada.

A boa fase do atacante só começou a virar realidade no dia 30 de setembro. Na Libertadores. A goleada por 5 a 0 sobre o Bolívar permitiu ao atleta marcar seu primeiro gol com a camisa alviverde.

A comemoração do gol de Rony, do Palmeiras, contra o River Plate — Foto: Staff Images/Conmebol

A comemoração do gol de Rony, do Palmeiras, contra o River Plate — Foto: Staff Images/Conmebol

É verdade que ele já vinha sendo importante no torneio em assistências, mas passou a ser reconhecido no momento mais decisivo da equipe. Deslocado para atuar como centroavante, virou referência em um time que recuperou confiança sob o comando de Abel Ferreira.

Assim, Rony marcou contra Delfín, Libertad e River Plate. Ou seja, em todos os duelos de mata-mata da Libertadores. Ele chega para a final deste sábado com 12 participações em gol e reconhecido pelo esforço.

– O que dizer? Dizer que é um jogador focado, desde que cheguei vi coração e mente abertas para aprender o novo conceito de jogo coletivo. Somos muito específicos no que pedimos aos jogadores, os movimentos que pretendemos para conquistar ou libertar espaços para outros jogadores. O Rony é um jogador com muita energia, muita força, muita garra, tem feito gols importantes e decisivos. Conto com a inspiração dele amanhã também, de início ou a entrar – disse Abel Ferreira.

Marinho: dos memes à liderança

Marinho vive o ápice de sua carreira aos 30 anos e, sem dúvida, é o protagonista do Santos. Tanto é que por vezes já foi cotado para ser convocado à seleção brasileira e recebeu elogios do técnico Tite.

Um dos líderes e principal referência técnica do elenco do Santos, o atacante chegou ao clube em 2019, em troca com o Grêmio pelo zagueiro David Braz, mas se tornou a estrela do Peixe nesta temporada, quando deslanchou e alcançou os maiores números da carreira.

Marinho comemora gol do Santos contra o Grêmio — Foto: Reuters

Marinho comemora gol do Santos contra o Grêmio — Foto: Reuters

Rodado no futebol, com passagens por diversos clubes brasileiros e também no futebol asiático, Marinho passou a ter uma importância no Santos muito além das quatro linhas. O jogador, um dos mais experientes da equipe, assumiu papel de liderança e comprou totalmente a ideia do técnico Cuca.

Na temporada, Marinho marcou 23 gols em 39 jogos até a decisão da Libertadores. É o ano mais artilheiro da carreira.

Na Libertadores, uma campanha de superação. Até a atual edição, Marinho não havia marcado gols e sequer ganhado um jogo do torneio sul-americano. Agora, guiou o Santos recheado de garotos à busca pelo tetra. Ele marcou na competição diante de Delfín e Olimpia na fase de grupos, e LDU e Grêmio no mata-mata.

– O Palmeiras é uma grande equipe. Eles têm lutado por títulos há alguns anos. São poderosos financeiramente. Temos muito respeito por esse time do Palmeiras. São duas grandes equipes na final, que já ganharam essa competição. É um clássico. É ótimo para os dois grupos de torcedores, para os fãs neutros, e será uma grande final – disse Marinho, em entrevista ao site da Fifa.

E aí, quem leva a melhor neste sábado: Rony ou Marinho?

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias