Diário de São Paulo
Siga-nos

Rojas completa dois anos sem entrar em campo

O atacante Joao Rojas, do São Paulo, completa, nesta terça-feira, dois anos sem disputar uma partida oficial. No dia 26 de outubro de 2018, ele entrou em

Rojas completa dois anos sem entrar em campo
Rojas completa dois anos sem entrar em campo

Redação Publicado em 27/10/2020, às 00h00 - Atualizado às 11h51


O atacante Joao Rojas, do São Paulo, completa, nesta terça-feira, dois anos sem disputar uma partida oficial. No dia 26 de outubro de 2018, ele entrou em campo diante do Vitória, pelo Brasileirão, e saiu de campo chorando, com dores no joelho (veja no vídeo acima).

No dia 27, os exames diagnosticaram uma ruptura do tendão patelar do joelho direito do atleta. No dia 1º de novembro de 2018, o atacante realizou uma cirurgia para reconstituir os ligamentos. A expectativa era que Rojas retornasse em um período máximo de nove meses.

Primeiro lesão de Rojas no joelho — Foto: Infoesporte

Primeiro lesão de Rojas no joelho — Foto: Infoesporte

No entanto, os planos mudaram 10 meses depois. No dia 13 de agosto de 2019, o São Paulo informou que durante a fase final de recuperação da primeira lesão, o jogador apresentou novas dores no local.

Os exames complementares, então, diagnosticaram que Rojas teve um ruptura do tendão quadricipital do joelho direito prestes a retornar aos gramados. Uma nova cirurgia precisou ser realizada e toda a evolução anterior foi perdida.

Como seu contrato com o São Paulo era válido até 31 de julho deste ano, o clube seguiu o tratamento de Rojas e deu todo suporte ao atleta.

Joao Rojas durante tratamento no São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Joao Rojas durante tratamento no São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Devido a duas lesões seguidas, a recuperação de Rojas foi mais demorada do que o comum em casos de fraturas no joelho. O atacante precisou de um cuidado ainda maior e teve o agravante da pandemia do novo coronavírus, que atrasou alguns processos.

Para que o jogador pudesse mostrar novamente o seu futebol no clube, o São Paulo decidiu prorrogar o contrato de Rojas mesmo em fase de recuperação. Em agosto deste ano, as partes acertaram o novo vínculo até fevereiro de 2021.

Nessa prorrogação contratual, São Paulo e Rojas combinaram uma cláusula de renovação automática do contrato até o fim de 2021 baseada em meta de jogos.

Para isso, Rojas precisa participar de 40% dos jogos do São Paulo até fevereiro de 2021. A participação está condicionada a entrar em campo e não apenas ser relacionado.

No início deste mês, a esperança do torcedor em rever Rojas em atividade aumentou. Durante o treino do dia 8 de outubro, o atacante participou pela primeira vez de uma parte do treino coletivo após quase dois anos.

Rojas em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Rojas em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net

Apesar disso, ainda não há uma data definitiva para que o jogador dispute uma partida oficial. Devido ao longo período sem esforços de um atleta profissional, ele terá que fortalecer bem a perna direita até estar 100%.

Clinicamente, Rojas está recuperado. Mas o clube vê necessidade de o jogador ganhar ritmo, força e confiança antes de retornar. Ele está em fase de transição.

Aos 31 anos, o equatoriano fez apenas 20 jogos com a camisa do São Paulo e marcou um gol (na vitória contra o Vasco, por 2 a 1, no Brasileirão de 2018).

Compartilhe  

últimas notícias