Diário de São Paulo
Siga-nos

Rodrigo Maia, do DEM, desiste de concorrer à Presidência

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desistiu da pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018. Em carta divulgada

Rodrigo Maia, do DEM, desiste de concorrer à Presidência
Rodrigo Maia, do DEM, desiste de concorrer à Presidência

Redação Publicado em 27/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 11h11


Presidente da Câmara afirma que deixará ‘momentaneamente’ a pretensão presidencial para apoiar o nome Geraldo Alckmin, pré-candidato do PSDB ao Planalto.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desistiu da pré-candidatura à Presidência da República nas eleições de 2018. Em carta divulgada nesta quinta-feira (26), Maia afirmou que irá concorrer a deputado federal – ele está no 5º mandato.

“Arquivo, momentaneamente, a pretensão presidencial que vislumbrei para marcharmos juntos, em 2018, com o projeto que estamos construindo em torno de Geraldo Alckmin. Serei candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro e mais uma vez empenharei o novo mandato que espero ter a honra de conquistar em favor do Brasil e dos brasileiros”, diz o texto.

Na carta, Maia cita a decisão do “Centrão” – grupo de partidos do qual fazem parte o DEM, do presidente da Câmara, além de PP, PR, PRB e Solidariedade – de oficializar o apoio à candidatura de Alckmin ao Planalto. O ato ocorreu na manhã desta quinta.

Na carta, endereçada aos partidos do “Centrão”, ao PHS e ao Avante, Maia afirma que a biografia de Alckmin “saberá honrar os projetos, os anseios, a experiência e o espírito público e republicano” dos partidos que compõem o Centro Democrático, como se autointitula o “Centrão”.

Em seu discurso durante o anúncio de apoio do “Centrão”, Alckmin afirmou que o grupo se uniu em torno de sua candidatura por “convicção em um grande esforço conciliatório”.

Líderes do 'Centrão', ao lado de Alckmin, oficializaram o apoio à candidatura do tucano em evento em Brasília (Foto: Alessandra Modzeleski/G1)

Líderes do ‘Centrão’, ao lado de Alckmin, oficializaram o apoio à candidatura do tucano em evento em Brasília (Foto: Alessandra Modzeleski/G1)

Pré-candidatos

A pré-candidatura de Maia havia sido anunciada em 8 de agosto. O parlamentar assumiu a presidência da Câmara em 2017 após a renúncia – e posterior cassação do mandato – de Eduardo Cunha (MDB-RJ), também foi presidente do partido ao longo do ano passado.

As legendas começaram a oficializar as candidaturas à Presidência em 20 de julho, por meio de convenções partidárias. Até a manhã desta quinta-feira, cinco nomes haviam sido definidos, e dez figuravam como pré-candidatos.

Compartilhe  

últimas notícias