Diário de São Paulo
Siga-nos

Roberto Firmino desenha roupas e lança com o Liverpool coleção inspirada em Maceió

Roberto Firmino é um alagoano ilustre. As aparições do atacante em jogos importantes do Liverpool e da seleção brasileira são motivos de orgulho para os

Roberto Firmino desenha roupas e lança com o Liverpool coleção inspirada em Maceió
Roberto Firmino desenha roupas e lança com o Liverpool coleção inspirada em Maceió

Redação Publicado em 29/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h52


Atacante agora tem linha infanto-juvenil em colaboração com clube inglês. Campanha tem fotos na capital alagoana, com crianças de ONG local O Consolador

Roberto Firmino é um alagoano ilustre. As aparições do atacante em jogos importantes do Liverpool e da seleção brasileira são motivos de orgulho para os conterrâneos. E ele faz questão de sempre lembrar suas raízes, passando férias em casa, ou até reunindo colegas de profissão na terra natal. Dessa vez, Bobby foi ainda mais longe e, nessa segunda, se juntou ao LFC para lançar uma coleção de roupas infanto-juvenil inspirada em Maceió.

Esta é a primeira vez que um jogador brasileiro assina uma coleção para o clube. Do atual elenco, Bobby é o único a ganhar uma linha especial. E ele não colocou apenas seu nome no trabalho, como também desenhou as roupas. A colaboração com os Reds resultou em oito peças unisex, onde o símbolo do “Liverbird” deixa o tradicional vermelho e é visto em verde, remetendo ao Brasil. Firmino, que sequer precisa entrar em campo para ouvir seu nome entoado nos cânticos em Anfield, fala da novidade com orgulho:

– Criar uma coleção inédita para os fãs do LFC me deixa muito animado. Esses jovens serão inspirados com as influências de minha própria herança brasileira através do estilo dessa coleção – conta em entrevista ao site oficial do Liverpool.

 Roberto Firmino colocou o nome e até desenhou as roupas da nova linha — Foto: Paulo Accioly/ Liverpool

Roberto Firmino colocou o nome e até desenhou as roupas da nova linha — Foto: Paulo Accioly/ Liverpool

Inspiração e produção em Maceió

O projeto não ficou somente na ideia de levar um pouco da capital alagoana para o estilo dos ingleses mirins através das roupas. A produção de algumas das fotos da campanha foi feita in loco, com profissionais maceioenses. O artista visual Paulo Accioly, responsável pelo ensaio, diz que um dos focos foi retratar o Trapiche, bairro onde Firmino nasceu e, por coincidência, onde está localizado o Estádio Rei Pelé.

– Debatemos as possibilidades para que o bairro onde o Firmino cresceu fosse representado. A escolha do campo de terra batida como um dos cenários foi quase que uma homenagem à história dele e também de todas as crianças que começam a jogar bola em campos parecidos – explica.

Crianças que aparecem na campanha foram escolhidos na ONG O Consolador, em Maceió — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

Crianças que aparecem na campanha foram escolhidos na ONG O Consolador, em Maceió — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

A escolha das crianças que estrelam as fotos em Maceió não se deu em uma agência de modelos, e sim na ONG “O Consolador”, que, dentre vários projetos, realiza ações com foco no esporte. Esse, inclusive, é mais um ponto significativo da campanha de elo entre Maceió e Liverpool, moda e futebol, e o passado e presente de Bobby Firmino.

Para Ana Fragoso, presidente da ONG, o convite foi uma surpresa, mesmo com anos de tradição em causas sociais.

– A instituição é grande, tem 80 anos de história em Alagoas, instalada numa região de vulnerabilidade social, com um trabalho vasto no esporte, voltado para o esporte educacional. Receber o convite foi inusitado, as crianças e as famílias ficaram gratas e muito felizes por participar de uma campanha tão importante – relata.

Garotada se divertiu na sessão de fotos em Maceió  — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

Garotada se divertiu na sessão de fotos em Maceió — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

A coleção é internacional, sem muito (ou nenhum) clichê do Brasil, do Nordeste, ou de Alagoas; comprar uma das peças só é possível pelo site oficial do Liverpool, que entrega em outros países e continentes, mas não resta dúvidas sobre os impactos positivos para a cena alagoana, como destaca Accioly:

– A campanha coloca Maceió no imaginário dos ingleses, mostra como esses dois lugares estão conectados por uma trajetória, pelo menos. Me faz pensar em possibilidades, em sonhos que podem ser realizados. Ter a possibilidade de produzir uma campanha internacional aqui na cidade é mostrar pro mundo que a gente pode, que somos capazes e competentes para realizar qualquer projeto, que temos excelentes profissionais, cabeças geniais. É massa fazer grandes marcas entenderem que o “Brazil” é muito maior que Rio e SP. Cada uma das crianças que fotografamos aqui me fez imaginar o quão longe elas podem (e vão) chegar no futuro, seja em Liverpool ou em outro lugar.

Liverpool muda até a cor do símbolo "Livebird" para verde, em referência ao Brasil — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

Liverpool muda até a cor do símbolo “Livebird” para verde, em referência ao Brasil — Foto: Paulo Accioly/Liverpool

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias