Diário de São Paulo
Siga-nos

River Plate é o único a chegar nas semifinais da Libertadores nos últimos quatro anos

O River Plate garantiu novamente o seu lugar entre os quatro melhores times da Libertadores, ao golear o Nacional por 6 a 2 em Montevidéu nesta quinta-feira.

River Plate é o único a chegar nas semifinais da Libertadores nos últimos quatro anos
River Plate é o único a chegar nas semifinais da Libertadores nos últimos quatro anos

Redação Publicado em 18/12/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h11


Time argentino fica entre os quatro melhores pela quinta vez desde 2015 e iguala recorde histórico do Peñarol. Gallardo alcança a sétima semi de competição sul-americana com a equipe

O River Plate garantiu novamente o seu lugar entre os quatro melhores times da Libertadores, ao golear o Nacional por 6 a 2 em Montevidéunesta quinta-feira. Só o time argentino conseguiu isso nas últimas quatro edições do torneio. Mais um feito significativo para o River do técnico Marcelo Gallardo.

O River Plate enfrenta na semifinal o Palmeiras. O jogo de ida, em Buenos Aires, vai ser dia 5 ou 6 de janeiro, e o confronto de volta em São Paulo está previsto para 12 ou 13 do mesmo mês.

– No contexto atual (de pandemia), era difícil pensar que íamos chegar novamente a este ponto. A inatividade foi longa. Mas houve muito esforço dos jogadores. Contando com a Sul-Americana, os números são motivo de orgulho, é muito esforço que se faz para estar neste patamar – declarou Marcelo Gallardo, em entrevista coletiva.

Desde que ele assumiu o comando do River Plate, em 2014, essa será a quinta semifinal de Libertadores, em seis edições disputadas. A única vez em que o time argentino caiu antes foi em 2016, nas oitavas. Por outro lado, foi campeão em 2015 e 2018, além de vice em 2019.

Com mais essa classificação, o River iguala o recorde do Peñarol de 20 participações em semifinais na história da Libertadores. O time argentino disputa o torneio pela 36ª vez.

O último time a conseguir chegar em quatro semifinais seguidas da Libertadores foi o América de Cali, da Colômbia, entre 1985 e 1988.

O treinador também liderou o River até as semifinais da Copa Sul-Americana em 2014 (quando foi campeão) e em 2015. Ou seja, Marcelo Gallardo chega a sua sétima semi de competição continental com a equipe argentina, em seis anos.

Semifinais do River Plate com Gallardo:

  1. Sul-Americana de 2014: contra o Boca Juniors (ganhou)
  2. Sul-Americana de 2015: contra o Huracán (perdeu)
  3. Libertadores de 2015: Guaraní (ganhou)
  4. Libertadores de 2017: Lanús (perdeu)
  5. Libertadores de 2018: Grêmio (ganhou)
  6. Libertadores de 2019: Boca Juniors (ganhou)
  7. Libertadores de 2020: Palmeiras

Na fase de grupos da atual Libertadores, o River Plate ficou em primeiro lugar, com 13 pontos, após quatro vitórias, um empate e uma derrota em seis jogos. Foram seis gols sofridos e 21 marcados – disparado o melhor ataque do torneio (agora tem 31). Nas oitavas de final, despachou o Athletico-PR, depois de um empate em 1 a 1 na Arena da Baixada e o triunfo por 1 a 0 no Monumental de Nuñez. Nas quartas, contra o Nacional, vitórias por 2 a 0, na ida, e 6 a 2 fora de casa.

O time argentino já enfrentou o Palmeiras 12 vezes na história da competição. São três vitórias para cada lado, além de seis empates. O confronto mais importante foi em 1999, quando a equipe paulista terminou como campeã. Curiosamente, o embate foi na semifinal, assim como vai ser agora em 2020.

Jogadores do River Plate comemoram um dos gols da vitória sobre o Nacional — Foto: Getty Images

Jogadores do River Plate comemoram um dos gols da vitória sobre o Nacional — Foto: Getty Images

.

.

.

GE – Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias