Diário de São Paulo
Siga-nos

Rio tem 33 mil desaparecidos em 15 anos; Zona Oeste e Bonsucesso concentram casos

Entre 2002 e 2017, mais de 30 mil pessoas foram ou ainda são pontos de interrogação na vida de muitas famílias no Rio. Os dados do Instituto de Segurança

Rio tem 33 mil desaparecidos em 15 anos; Zona Oeste e Bonsucesso concentram casos
Rio tem 33 mil desaparecidos em 15 anos; Zona Oeste e Bonsucesso concentram casos

Redação Publicado em 11/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 10h03


MP faz perfil de vítimas no estado: maioria é formada por homens e tem idades entre 35 e 64 anos. Principal motivo são conflitos familiares; crimes são cerca de 4%, segundo estudo.

Entre 2002 e 2017, mais de 30 mil pessoas foram ou ainda são pontos de interrogação na vida de muitas famílias no Rio. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam que, neste período, 33.882 pessoas desapareceram na capital. Bairros da Zona Oeste e a região de Bonsucesso concentram a maior parte dos casos.

Segundo levantamento do Ministério Público, 70,43% das vítimas em todo o estado são homens. Os desaparecidos têm, também em sua maioria, idades entre 35 e 64 anos.

Cinco delegacias concentram a maior quantidade de registros na capital até abril de 2017: Campo Grande (3088), Santa Cruz (2365), Bangu (2249) e Taquara (2024), na Zona Oeste; e Bonsucesso (1714), na Zona Norte. Ou seja, mais de 33% dos casos ocorreram na circunscrição que envolve os cinco bairros.

Enquanto os números de desaparecidos permanecem em alta, famílias se dividem entre o luto e a esperança para procurar por seus desaparecidos ou lutar pela solução de outros casos.

“O desaparecido é um ponto de interrogação”, define Elen Souto, delegada titular da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), inaugurada em 2014.

“O Brasil mal engatinha na questão do desaparecimento”, lamenta a delegada.

Um desses dramas é o que passa a família de Aline Martins Pacheco dos Santos, de 36 anos. Moradora da Pavuna, ela passava por um processo de depressão, motivado pela diminuição repentina do número de aulas que dava em dois colégios estaduais. O diagnóstico: transtorno misto ansioso e depressivo, uma doença que mistura sintomas de ansiedade (dificuldade de concentração, por exemplo) e depressão (perda de interesse em atividades cotidianas).

Segundo o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público, pelo menos 12% dos casos atendidos no programa são por problemas psiquiátricos.

No dia 13 de maio, Aline saiu com a mãe para ir ao supermercado. Deixou o celular em casa. Imagens mostram ela saindo do mercado em direção ao metrô. A Delegacia de Descoberta de Paradeiros diz que ela foi vista por último na Estação Jardim Oceânico, em direção à Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

“Ela mandou mensagem pelo Whatsapp para a família toda, dizendo: ‘Amo você’. E deixou o celular em casa, deixou os documentos. Foi uma mensagem curta, e depois eu respondi. A única coisa que a gente deu falta foi o Riocard, e por isso conseguimos rastrear que ela pegou o metrô”, explica o pai, Roberto dos Santos.

À procura da filha, a família percorreu abrigos na Zona Norte e no Centro da Cidade. Algumas testemunhas disseram tê-la visto circulando pelo Largo da Segunda-Feira, na Tijuca, e próximo às estações São Francisco Xavier e Saens Peña do metrô, no mesmo bairro da Zona Norte.

“Conversamos com moradores de rua, uma empregada doméstica que a viu por ali e assegurou ao ver a foto que era minha filha. Moradores de rua dizem que ela se recusa a comer e beber água, –dizendo que pode estar envenenada”, relata, emocionando-se. “A gente não sabe mais o que faz e, por isso, que eu preciso que alguém a veja”, diz, emocionado.

Perfil das vítimas

O Programa de Identificação e Localização de Desaparecidos do Ministério Público (PLID), em funcionamento desde 2010, compila dados desde 2013 que mostram diferentes perfis de vítimas envolvendo idade, gênero e outros indicadores. Segundo os dados dos 5439 atendimentos, a maior parte das vítimas é composta por homens (70,43%). Mais vítimas têm entre 35 e 64 anos (21%), apesar de mais de 15% delas não terem a idade informada, dificultando a identificação.

Entre as principais causas de desaparecimento, estão:

  1. Conflitos interpessoais dentro da família (35%)
  2. Perda de contato voluntário, quando a pessoa deixa a família por vontade própria (19%)
  3. Pacientes com problemas psiquiátricos (12%)
  4. Uso de drogas (8%)
  5. Vítimas de crimes (4%).

A promotora Eliane Dias Pereira, assessora de Direitos Humanos e Minorias do MP, é a responsável também pelo programa. Ela considera que os dados da Polícia Civil não correspondem à realidade, e que o número de desaparecimentos pode ser ainda maior.

“O importante é que a gente não interprete apressadamente esses dados (da diminuição) como se houvesse uma diminuição no fenômeno, que é um fenômeno grave, multicausal e que precisa ser enfrentado”, afirmou a promotora. “A gente precisa pensar não só no espectro da segurança pública, mas segurança social. Temos que zelar pelo funcionamento das instituições. Isso pode estar ligado por uma questão de segurança pública ou pode não estar”, destacou ela.

Identificação e prevenção

A identificação e localização de cadáveres nas 18 unidades do Instituto Médico Legal do Rio são fundamentais para a análise do fenômeno do desaparecimento. A avaliação é do coordenador do programa, André Luis Moreira.

“As bases de dados biométricas são conseguidas graças ao Instituto Félix Pacheco. Desde 2010, o PLID coleta informações no IML e cruza informações com pessoas desaparecidas para fazer uma compensação de pessoas desaparecidas”, explicou.

Ele revela que fez um cruzamento das bases de dados de crianças e adolescentes que possuem cadastro biométrico e identidade com o último Censo do IBGE, de 2010.

“Os dados podem estar um pouco defasados, mas chegamos ao assustador número de 2,5 milhões crianças e adolescentes sem identificação. São 2,5 milhões prontas para desaparecer”, definiu André.

Segundo eles, há muitos casos que não são registrados, e a possibilidade de encontrar um cadáver pode encerrar uma busca que se arrasta por semanas, meses e até anos.

“Nos últimos dois anos, tivemos uma centena de famílias que não fizeram o registro de desaparecimento mesmo com parentes desaparecidos. Já trabalhamos com uma subnotificação muito grande” ,explicou.

Há unidades do programa em São Paulo e Manaus e está prometido um programa semelhante na Bahia em breve.

“Existe o problema de uma identidade biométrica nacional, e também uma identidade nacional. Se uma pessoa de outro estado aparece aqui no Rio sem dizer quem e de onde ela é, não se sabe se ela está desaparecida. O Nosso sistema do PLID é integrado, e podemos fazer buscas não nominais, às vezes por características físicas. Isso facilita muito”, pontua.

Enquanto isso, a DDPA faz um trabalho de monitoramento em unidades de saúde que pode explicar a redução no número de casos no Rio. Segundo dados da delegacia, desde 2015 foram 1,5 mil casos em que a unidade procurou por casos de desaparecidos em diferentes unidades de saúde da cidade, com 929 referências: os desaparecidos estavam em hospitais e Upas da cidade.

“Trabalhar com isso é um trabalho de rede. Essa comunicação em tempo real com a saúde para localização imediata de pessoas que às vezes nem desaparecidas estão, antes mesmo que as famílias façam o registro de desaparecimento. Isso para nós é o grande êxito do trabalho, o trabalho preventivo”, diz ela.

Serviço de localização de cadáveres foi utilizado para encontrar corpo carbonizado de farmacêutica no interior do RJ (Foto: Reprodução TV Globo)

Serviço de localização de cadáveres foi utilizado para encontrar corpo carbonizado de farmacêutica no interior do RJ (Foto: Reprodução TV Globo)

A delegacia, assim como o Ministério Público, possui serviços que permitem o monitoramento de cadáveres que chegam às unidades do Instituto Médico Legal. O núcleo foi útil inclusive no caso recente da farmacêutica Nathalie Rios Motta Salles. A polícia acredita que Nathalie, que estava grávida, estava desacordada quando foi incinerada.

“Eu vi que tinha dado entrada no PRPTC (Posto Regional de Polícia Técnico Científica) de Barra do Piraí, recolhido num lixão, perto do Centro de Vassouras. Todo não identificado do Estado do Rio é verificada a compatibilidade de ser desaparecido”, explicou Elen Souto. No dia 2 de julho, exames na arcada dentária do corpo comprovaram que o corpo era de Nathalie. O principal suspeito do crime, o dentista Thiago Medeiros, está preso. Segundo a Polícia, ele teria exigido que Nathalie fizesse um aborto, e ela se recusou. A delegacia investiga se ele teve ajuda de outras pessoas para cometer o crime.

Crianças

Um dos casos mais traumáticos de desaparecimentos envolve crianças e adolescentes. Apesar do trabalho da Delegacia de Desaparecidos, há mães que desistiram de contar com a ajuda da polícia civil e da estrutura do Estado. São mães que esperam há vários anos por análises de ossadas até hoje não realizadas.

“O que a gente desistiu foi de correr atrás de coisas que a polícia civil não tem condição de fazer. Vamos continuar nossa busca, e queremos processar o Estado Brasileiro por causa disso”, disse Raquel Gonçalves Cordeiro da Silva, de 46 anos, que foi quem criou Larissa Gonçalves Santos, sequestrada no dia 31 de janeiro de 2008 aos 11 anos de idade. O G1 contou o caso dela e de outras três mães em 2014. Em 2016, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros realizou, através do trabalho de Carlos Valadão, o envelhecimento de muitas crianças desaparecidas. Um dos cartazes é o de Larissa, que mostra como ela estaria com 20 anos de idade.

Envelhecimento feito pela DDPA mostra como Larissa estaria em 2016, com 20 anos de idade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Envelhecimento feito pela DDPA mostra como Larissa estaria em 2016, com 20 anos de idade (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Larissa foi sequestrada dentro de casa na Barreira do Vasco, em São Cristóvão. O sequestrador de Larissa, o oficial da Marinha Fernando Marinho de Melo, de 57 anos, foi preso em janeiro de 2014, condenado a sete anos de prisão, mas recebeu liberdade condicional da Justiça do Rio em fevereiro de 2017. Desde então, está solto. Quando foi preso, ele era investigado por outros 17 casos sobre desaparecimento de menores. Sete deles viraram inquéritos.

“Ele foi preso, já tem histórico disso. Ele teve uma segunda condenação , e está solto. É muito complicado você lidar com isso. É pior do que a morte. Quando morre, você enterra, acabou. Mas assim você não sabe nada”, desabafa Raquel. Ela e outras mães acreditam que ele seja responsável pelo desaparecimento de outra menina: Thaís de Lima Barros, que tinha 9 anos quando foi raptada da porta da casa de um parente, onde estava com um primo, em 22 de dezembro de 2002, na Vila Kennedy, em Campo Grande, na Zona Oeste.

Segundo testemunhas, um homem foi visto atrás de uma árvore próxima ao local, pouco antes de Thaís desaparecer. Quando a menina e o primo entraram em casa, o homem fez o mesmo e a raptou.

“Nada foi feito. A gente se sente vulnerável, indo atrás do que é um direito nosso. Parece que nenhuma delas existe. Parece que não existe nada que possa fazer ninguém trabalhar para ajudar nisso”, lamenta Raquel.

Cartaz mostra crianças desaparecidas no Rio e na Zona da Mata Mineira (Foto: Programa Chega de Saudade/Divulgação)

Cartaz mostra crianças desaparecidas no Rio e na Zona da Mata Mineira (Foto: Programa Chega de Saudade/Divulgação)

“As pessoas ficam totalmente destroçadas, e existe ainda uma revitimização. Existe uma eterna culpa de várias mães, mesmo que não haja culpa alguma, porque essas coisas acontecem sem que tenhamos controle”, afirma a promotora Eliane, reforçada por Raquel. “As mães sempre são colocadas como vítimas, isso é muito ruim”.

Por causa desses casos, a Supergasbras, em parceria com a Fundação para a Infância e Adolescência e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Governo do Estado lançaram o cartaz do programa Chega de Saudade, que mostra fotos de crianças desaparecidas nos últimos anos no Rio e na Zona da Mata Mineira.

Crime e desaparecidos

As quatro primeiras delegacias com mais casos de desaparecimento tem um aspecto em comum: a presença de milícias. Em 2016, o G1 publicou uma série de matérias que já indicavam que, nos últimos anos, a mudança na atuação das milícias podia estar envolvida com a alta incidência de desaparecidos na Zona Oeste.

“O grande problema hoje que existe é a questão da milícias. A milícia deixou de praticar homicídios de forma ostensiva, e desaparece com as pessoas”, disse o promotor Luiz Antonio Ayres, da Promotoria de Santa Cruz. Segundo ele, existe uma dificuldade muito grande de investigação. “As pessoas possuem muito medo de fazer registro, apesar de saberem que isso está ligado à retaliação de milícias, até por razões compreensíveis”, explicou.

A promotora Eliane Dias Pereira também comentou o protagonismo da região nas estatísticas de desaparecimento. “Imediatamente, a gente faz uma correlação com a atuação das milícias nessas áreas. Talvez esteja sob o número de desaparecimento pode ter sido na verdade um homicídio. É a hipótese mais imediata que a gente pode inferir desses dados. E também há a alta criminalidade que não necessariamente tenha ligação com as milícias. Bonsucesso não possui essa característica, mas é uma área conflagrada”, avaliou.

Elen Souto revela outro detalhe a respeito dos casos de desaparecimento que chegam à Delegacia de Descoberta de Paradeiros: muitos jovens que são dados como desaparecidos, na verdade, saíram da casa dos pais para atuar como traficantes de drogas em diferentes comunidades do Rio. “Na questão do menino adolescente, o que a gente tem visto aqui são meninos que saem de casa por questões de aliciamento. Muitos meninos rompem o vínculo, simplesmente desaparecem, e nós os localizamos em páginas de facções criminosas “, disse. “Muitos vão desaparecendo com uma certa frequência, e aí verificamos que vão cometendo crimes, desaparecem dois, três dias, até que desaparecem de forma contínua”, relata.

Compartilhe  

últimas notícias