Diário de São Paulo
Siga-nos

Rio Preto recebe festival inédito de arte e tecnologia com programação gratuita

Estabelecer o diálogo entre corpo e tecnologia nas suas criações é um dos objetivos do Festival de Performance e Novas Mídias (Perfídia), que será apresentado

Rio Preto recebe festival inédito de arte e tecnologia com programação gratuita
Rio Preto recebe festival inédito de arte e tecnologia com programação gratuita

Redação Publicado em 07/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 13h50


Abertura será marcada pela apresentação do espetáculo Euterpe, um recital de piano aliado à projeção de vídeo e à dança.

Estabelecer o diálogo entre corpo e tecnologia nas suas criações é um dos objetivos do Festival de Performance e Novas Mídias (Perfídia), que será apresentado pela primeira vez em São José do Rio Preto (SP) entre os dias 10 e 13 de agosto.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público, exceto as noites em um bar, que vai abrigar a festa de abertura, com performances de DJs e VJs. O festival é uma plataforma de arte, produção cultural, tecnologia e educação.

A abertura oficial do evento será às 21h, no Teatro Municipal, com o espetáculo Euterpe, um recital de piano aliado à projeção de vídeo e à dança, uma criação colaborativa entre o pianista Luís Fernando Cirne (São Paulo) e o coletivo Agrupamento Andar7 ( Gabriel Diaz Regañon, Junior Lima e Luciana Ramin).

Segundo a assessoria de imprensa do evento, o Perfídia reunirá artistas e coletivos com 15 apresentações, três palestras, três oficinas e 11 videoperformances. São 35 artistas e coletivos de vários estados brasileiros e um artista do Equador.

Entre os destaques da programação estão as projeções do VJ Spetto, pioneiro no Brasil e especialista em videomapping, criador da videoarte da cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

O equatoriano Gabriel Arroyo Galhardo traz para o festival a instalação performática Methagonia, um experimento que reflete sobre o corpo como uma interface de interações com o espaço, a presença e as tecnologias do erro.

As atividades formativas da primeira edição do Perfídia vão permitir aos artistas da região e ao público interessado o contato com processos criativos que abraçam a pesquisa sobre performance, tecnologias e novas mídias na composição de seus trabalhos.

Para participar não é necessário inscrição prévia, mas quem quiser reservar vaga pode enviar e-mail com o assunto “RESERVA #perfídiaLAB” para o endereço [email protected], com nome da oficina, nome completo e idade.

Confira a programação, os perfis dos coletivos e artistas selecionados para a primeira edição do evento neste site.

Programação é gratuita e aberta ao público, exceto as noites em um bar (Foto: Divulgação)

Programação é gratuita e aberta ao público, exceto as noites em um bar (Foto: Divulgação)

Compartilhe  

últimas notícias