Diário de São Paulo
Siga-nos

Rio Preto recebe 1,8 mil doses da vacina pentavalente após falta nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, na quarta-feira (19), 1,8 mil doses da vacina

Rio Preto recebe 1,8 mil doses da vacina pentavalente após falta nas unidades de saúde
Rio Preto recebe 1,8 mil doses da vacina pentavalente após falta nas unidades de saúde

Redação Publicado em 20/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h10


Vacinas já foram distribuídas entre as 27 unidades de saúde do município.

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto (SP) confirmou que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde, na quarta-feira (19), 1,8 mil doses da vacina pentavalente, que imuniza recém-nascidos de até seis meses de idade contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenzae tipo B. O repasse foi feito depois de a cidade passar por um período de desabastecimento.

As vacinas já foram distribuídas entre as 27 unidades de saúde do município e os agentes de saúde estão entrando em contato com pais e responsáveis para que levem os bebês às unidades. A imunização completa é feita em três doses, com um intervalo de dois meses entre cada uma delas. “É importante concluir o esquema de vacinação para evitar que ocorra a transmissão de uma dessas doenças à criança”, disse Michela Barcelos, gerente de imunização da Secretaria.

Falta da vacina

Em Rio Preto as geladeiras dos postos de saúde começaram a ficar sem a vacina pentavalente em maio. Nenhum dos 27 postos tinha a vacina. Segundo a secretaria, até então, a última remessa enviada pelo Estado tinha sido um lote com 900 doses sendo que o município precisa de 1,4 mil doses por mês.

As doses são repassadas pelo Ministério da Saúde para os Estados, que fazem a distribuição para os municípios. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo cobrou o Ministério da Saúde pela falta das doses. De acordo com a Secretaria, o Ministério não estaria enviando as doses desde abril. A Secretaria afirma que “o envio da pentavalente para São Paulo tem ocorrido com irregularidade e em quantidades insuficientes para a demanda mensal, que é de 200 mil doses”.

Segundo o Ministério da Saúde, 6 milhões de doses da vacina estão no Brasil e foram liberadas pela Anvisa, mas, deste total, apenas um milhão de doses foram distribuídas. O Ministério não se posicionou sobre o porquê deste número.

O Ministério da Saúde ainda afirma ainda que para São Paulo, foram encaminhadas 224,6 mil doses na semana passada, mas o Estado ainda precisava realizar a distribuição e a logística do serviço é complicada, e por isso, ainda não tinha sido enviada aos municípios.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias