Diário de São Paulo
Siga-nos

Rio estuda protocolo para escolher quem vai ocupar leitos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro está analisando um protocolo que visa estabelecer quem receberá um leito nos hospitais do estado, caso as

Rio estuda protocolo para escolher quem vai ocupar leitos
Rio estuda protocolo para escolher quem vai ocupar leitos

Redação Publicado em 01/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 18h36


Casos de covid-19 tem sobrecarregado os hospitais públicos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio está analisando um protocolo que visa estabelecer quem receberá um leito nos hospitais do estado, caso as unidades atinjam capacidade máxima de atendimento. O aumento do número de casos de covid-19 tem sobrecarregado os hospitais públicos e, em especial, os leitos de terapia intensiva (UTI).

O próprio secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, acredita que, se o número de infecções continuar crescendo, em breve não haverá vagas para todos os pacientes.

O protocolo está sendo preparado em parceria com o Conselho Regional de Medicina (Cremerj), a Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, da Sociedade de Terapia Intensiva e a Universidade Federal Fluminense, entre outras instituições.

De acordo com a Secretaria de Saúde, estão sendo consideradas práticas utilizadas em países como Espanha e Estados Unidos. A ideia é evitar o maior número de mortes.

AGENCIA BRASIL 

Compartilhe  

últimas notícias