Diário de São Paulo
Siga-nos

Rio dá adeus à Paraolimpíada hoje

Na relação de provas que ainda serão disputadas e que, de alguma forma, alteram o tráfego de veículos na cidade estão o rugby em cadeira de rodas, no Parque

Rio dá adeus à Paraolimpíada hoje
Rio dá adeus à Paraolimpíada hoje

Redação Publicado em 18/09/2016, às 00h00 - Atualizado às 10h19


Despedida da Paralimpíada tem bloqueios e mudanças no trânsito

Veja o que muda na cidade no dia em que o Rio diz ‘adeus’ aos Jogos.
No total, 80 linhas de ônibus municipais vão mudar itinerários.

É dia dos cariocas e turistas se despedirem da Paralimpíada Rio 2016. Passados 11 dias, neste domingo (18) ocorrerão as últimas competições e, mais tarde, no Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, a cerimônia de encerramento dos Jogos. Com isso, estão previstas interdições e desvios no trânsito em diversas regiões da cidade.  Ao todo, 80 linhas de ônibus terão mudanças em itinerários devido às mudanças no trânsito.

Na relação de provas que ainda serão disputadas e que, de alguma forma, alteram o tráfego de veículos na cidade estão o rugby em cadeira de rodas, no Parque Olímpico, e voleibol sentado, no Rio Centro. Para essas competições a sugestão da Secretaria Municipal de Transportes é que o público vá de BRT.

A secretaria informou que os serviços paradores do consórcio de ônibus vão funcionar normalmente nos corredores Transolímpica e Lote Zero do Transoeste. Fora esses, terão também dois serviços, um expresso e outro direto, à disposição para os espectadores.

No Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, as competições têm previsão de acabar às 23h30. Por isso, a Linha 4 do metrô terá embarque estendido até a 1h na estação Jardim Oceânico.

Com as mudanças no trânsito no bairro, 11 linhas de ônibus municipais que passam pela Barra terão seus percursos ajustados, acompanhando os desvios feitos pela CET-Rio.

Fora isso, o serviço de shuttle acessível – específico  para pessoas com mobilidade reduzida – estará disponível das 7h30 às 00h30, do BRT Terminal Olímpico até a entrada do Parque Olímpico.

Zona Sul
Já em Copacabana, na Zona Sul, ocorre a maratona atlética. Segundo SMTR, a melhor forma de chegar ao Forte de Copacabana (onde ocorre a competição) é pelo metrô, nas estações Cantagalo (Posto 5) ou General Osório (Posto 6).

As mudanças no tráfego do bairro vão fazer com que mais 19 linhas de ônibus municipais que passam por Copacabana alterem os itinerários, que serão ajustados segundo organização de desvios da CET-Rio. A relação das linhas está no site da SMTR.

Já o serviço de shuttle acessível estará disponível das 7h30 às 16h30, e sai da estação General Osório até a entrada do evento.

Encerramento dos Jogos
Para chegar ao Maracanã, a melhor forma de chegar é pelo metrô, de acordo com a SMTR. As estações mais próximas são São Francisco Xavier, São Cristóvão e Maracanã. De trem, as estações Maracanã e São Cristóvão.

Por conta das alterações no trânsito no entorno do estádio, 50 linhas de ônibus municipais e 20 intermunicipais terão seus itinerários ajustados. As ruas da região começarão a ser fechadas às 14h. A abertura das vias será após 1h de segunda-feira (19)

O serviço de shuttle acessível, para pessoas com mobilidade reduzida, estará disponível das 14h à 1h, da estação São Francisco Xavier até a entrada do evento.

Paralimpíada (Foto: Reprodução/SporTV)

Maracanã recebe neste domingo a Cerimônia de Encerramento da Paralimpíada (Foto: Reprodução/SporTV)

Compartilhe  

últimas notícias