Diário de São Paulo
Siga-nos

Ricardo Tripoli: Elos da vida política

Posso dizer que fui inspirado e içado à vida política pelo mestre Mário Covas. Falo do século passado, especificamente do ano de 1982, quando tudo começou.

Ricardo Tripoli: Elos da vida política
Ricardo Tripoli: Elos da vida política

Redação Publicado em 30/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h52


ELOS DA VIDA POLÍTICA

Posso dizer que fui inspirado e içado à vida política pelo mestre Mário Covas. Falo do século passado, especificamente do ano de 1982, quando tudo começou. Vereador, secretário, deputado estadual, federal, líder na Câmara dos Deputados, de novo secretário e por aí se vão 40 anos de vida pública, seja no Legislativo ou no Executivo. Mais do que vivenciar as variadas nuances de diferentes comandos e poderes, seja no âmbito Municipal, Estadual e Federal, afirmo que além de ator sempre fui excelente espectador. E é esse olhar político que me leva à constatação de que, sem querer, muitas vezes voltamos ao ponto de partida. É dessa forma que vejo uma ligação do velho Mário com o neto Bruno Covas e o agora prefeito Ricardo Nunes: um olhar social diferenciado e continuado.

Bruno costumava dizer, quando assumiu a prefeitura de São Paulo com a saída de João Doria para o governo do Estado, que o avião havia trocado de piloto no ar, sem causar turbulência ou alteração de rota. Com a triste e prematura morte do prefeito reeleito, o piloto é trocado mais uma vez, tripulação mantida e plano de voo aprovado pelo controle de tráfego aéreo, no caso, a população em votação democrática.
Não é partido, PSDB, MDB ou tantos outros de uma ampla aliança. É compromisso e coerência do também eleito Ricardo Nunes. Empresário de sucesso e político por vocação, Nunes tem sido uma grata surpresa para os que pouco o conheciam ou que ainda não tinham tido o prazer do encontro.

Bruno e Ricardo têm um elo que os tornam bons seres políticos: liderança. Não falo de poder, mas sim de discernimento, equilíbrio e habilidade em gerir pessoas, elencar prioridades e alcançar os que mais precisam com ações contundentes. Que grata coincidência, que privilégio o meu estar presente nessas diferentes gestões, desde o século passado e com os dois pés fincados no futuro.

Mário Covas falou em seu discurso de posse como governador reeleito, em 1998: “Adversidade? Não, não me venham falar em adversidade. Diante dela, só há três atitudes possíveis: enfrentar, combater e vencer“. Palavras que ecoaram e fizeram morada na personalidade discreta e combativa do neto que, mesmo em breve vida, deixa um legado insigne. Eu que conheci Bruno molecote correndo entre mesas e cadeiras nas reuniões de lideranças, me admiro e orgulho do grande estadista que se tornou. Seria ainda mais incompreensível se o adeus também tivesse findo o projeto para uma cidade menos desigual, mais diversa e acolhedora. Vejo nesses três homens públicos a necessidade de alcançar um Estado necessário, nem pequeno, nem grande, apenas o meio termo, conforme pensamento do filósofo grego, Aristóteles.

Também num discurso de posse, prefeito reeleito em 2020, Bruno disse do fundo de suas convicções: “Ninguém pode ser dono da verdade. A verdade de uma sociedade, de uma cidade, de um país, é escrita pelo seu povo, que dialoga, faz política e constrói seu presente e seu futuro. Política não é terreno para intolerantes e nem para lacradores de redes sociais. Política é a arte do fazer junto, de construir pontes para o futuro, de superar a divergência cega dos que acreditam que a solução virá dos extremos”.

Talvez minha melhor habilidade política, como assim me reconheço, seja de mediador, um costureiro especialista em alinhavo para ajudar na finalização da peça sob medida. Com essa aptidão na costura, endosso que o feitio permanece o mesmo. A cidade de São Paulo agradece e a população paulistana merece, afinal o que todos nós queremos é construir as tais pontes invisíveis e factíveis que reduzem desigualdades. É justo, justificável e urgente. Essa é a luta do atual prefeito Ricardo Nunes e vamos lutar juntos, com Força, Foco e Fé.

Ricardo Tripoli

Secretário da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, advogado e ambientalista.

Compartilhe  

Tags

últimas notícias