Diário de São Paulo
Siga-nos

Ricardo Alarcón, ex-chanceler cubano próximo a Fidel Castro, morre aos 84 anos

Ricardo Alarcón, ex-chanceler cubano e que foi um grande colaborador de Fidel Castro, morreu neste sábado (3) aos 84 anos, informou o governo de Havana. A

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 01/05/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h08


Ricardo Alarcón, ex-chanceler cubano e que foi um grande colaborador de Fidel Castro, morreu neste sábado (3) aos 84 anos, informou o governo de Havana. A causa da morte não foi divulgada.

“Toda nossa homenagem ao querido Ricardo Alarcón na lealdade à Revolução, à política externa e à gloriosa tradição de CubaMinrex”, escreveu o chanceler Bruno Rodríguez no Twitter.

Alarcón, que atuou como representante de Cuba na Organização das Nações Unidas (ONU), também foi uma figura crucial ao lado de Fidel Castro na elaboração da política nacional de enfrentamento ao governo dos Estados Unidos, inimigo da ilha desde 1959.

Em junho de 2013, no entanto, Alarcón foi excluído da cúpula do Partido Comunista (PCC) durante a sétima plenária do Comitê Central. Na época, Raúl Castro já havia substituído o irmão Fidel (1926-2016).

A remoção aconteceu depois que seu principal auxiliar, Miguel Álvarez, foi processado e condenado em um discreto processo por espionagem.

Presidente do Parlamento cubano de 1998 a 2013, ele também ocupou um cargo no seleto Gabinete Político do PCC.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias