Diário de São Paulo
Siga-nos

Ricardinho reage a gol “salvador” em Corinthians x Santos há 20 anos: “Só poderia entrar ali”

Um dos gols mais marcantes da história do Corinthians completa 20 anos neste 13 de maio.

CORINTHIANS
CORINTHIANS

Redação Publicado em 13/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h27


Comentarista lembra lance que definiu vaga na final do Paulista a 20 segundos do apito final

Um dos gols mais marcantes da história do Corinthians completa 20 anos neste 13 de maio.

Em 2001, no início do século XXI, Ricardinho definiu a classificação do Timão para a final do Paulistão ao fazer um gol a 20 segundos do estourar do cronômetro. A bola que estufou a rede definiu a vitória do Corinthians por 2 a 1 contra o Santos, no Morumbi, e marcou uma geração de corintianos.

– A maior virtude foi não ter desistido por nem um minuto – disse o ex-meia e hoje comentarista Ricardinho, de 44 anos, ao rever os melhores momentos do jogo no vídeo acima, para o ge.

Maior campeão paulista, com 30 taças, o Timão havia sido campeão pela última vez em 1999. O Santos, por outro lado, vinha de um tabu enorme, sem títulos desde 1984.

O Peixe tinha a vantagem dos empates por ter feito a melhor campanha nas fases anteriores. O primeiro jogo foi 1 a 1. O segundo jogo também empatava até o último minuto. Ricardinho, então, marcou um dos gols mais importantes de sua carreira.

– A bola só poderia entrar ali, onde entrou – concluiu, ao rever o vídeo.

Na final, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, o Corinthians venceu por 3 a 0 no interior paulista e se sagrou campeão depois de um empate por 0 a 0 em São Paulo.

Gol de Ricardinho completa 20 anos — Foto: Reprodução / SporTV

Gol de Ricardinho completa 20 anos — Foto: Reprodução / SporTV

Quem é Ricardinho

Formado no Paraná Clube, o meia chegou ao Timão em 1998 e participou das conquistas do bicampeonato brasileiro (1998/99), do Mundial (2000) e de dois Paulistas, em 1999 e o de 2001. Venceu ainda uma Copa do Brasil e um Rio-São Paulo em 2002 com enorme protagonismo.

Depois da Copa do Mundo de 2002, quando foi campeão no Japão, voltou ao Brasil e foi negociado pelo Corinthians com o São Paulo, o que causou tensão com torcedores. Voltou ao clube em 2006 para uma curta passagem. Ao todo, somou 277 jogos pelo Corinthians, com 66 gols marcados.

Em São Paulo, jogou também pelo Santos, onde foi campeão brasileiro em 2004. Disputou ainda a Copa do Mundo de 2006. Depois da aposentadoria como jogador, tornou-se técnico de futebol. Desde 2018, faz parte do time de comentaristas da Globo.

Gol de Ricardinho virou pintura no CT Joaquim Grava anos depois — Foto: Rodrigo Faber

Gol de Ricardinho virou pintura no CT Joaquim Grava anos depois — Foto: Rodrigo Faber

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias