Diário de São Paulo
Siga-nos

Revolução no combate ao mosquito

A Faculdade de Medicina de Rio Preto vem testando um novo índice que permite medir o risco de transmissão de dengue em uma cidade com base no nível de

Revolução no combate ao mosquito
Revolução no combate ao mosquito

Redação Publicado em 18/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h25


Faculdade de Rio Preto pesquisa novo método para medir infestação do Aedes aegypti. Projeto vem sendo realizado há algum tempo pela Faculdade de Medicina -FAMERP

A Faculdade de Medicina de Rio Preto vem testando um novo índice que permite medir o risco de transmissão de dengue em uma cidade com base no nível de infestação por fêmeas adultas do mosquito Aedes aegypti.

Segundo os pesquisadores, o método criado pela Famerp coleta as fêmeas do mosquito em determinada região e assim conseguem calcular a infestação, porque é a fêmea do mosquito que transmite a dengue.

Na avaliação dos pesquisadores, o novo método seria mais prático, barato e confiável do que o chamado Índice de Breteau, valor numérico que corresponde à razão entre o número de larvas de Aedes aegypti encontrado e a quantidade total de residências inspecionadas.

Esse é o sistema atualmente usado pela vigilância epidemiológica para determinar o nível de infestação pelo mosquito transmissor da dengue. “Esse método foi para pesquisar o mosquito fêmea adulto, que transmite a doença.

Os métodos anteriores pesquisa a presença da larva, esse novo método vemos a existência do mosquito fêmea dentro da casa usando a armadilha. É um método mais barato, fácil, rápido e mais sensível que o método antigo”, afirma Maurício Nogueira, pesquisador da Famerp.

Compartilhe  

últimas notícias