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Retrospectiva 2018: os carros que saíram de linha e os lançamentos mais importantes do ano

A indústria automotiva mundial viveu um ano de 2018 movimentado não apenas pelos “poderosos chefões”, mas também por renovações de carros icônicos, chegada de

Retrospectiva 2018: os carros que saíram de linha e os lançamentos mais importantes do ano
Retrospectiva 2018: os carros que saíram de linha e os lançamentos mais importantes do ano

Redação Publicado em 28/12/2018, às 00h00 - Atualizado às 07h51


A indústria automotiva mundial viveu um ano de 2018 movimentado não apenas pelos “poderosos chefões”, mas também por renovações de carros icônicos, chegada de veículos elétricos inéditos e despedidas de modelos consagrados.

Enquanto no exterior a Toyota apresentou a geração mais ousada do Corolla em mais de 5 décadas, BMW e Porsche renovaram seus principais produtos, Série 3 e 911, respectivamente. No Brasil, 2018 foi um ano de movimentações no segmento de veículos compactos, com lançamentos importantes de Volkswagen, Fiat e Toyota.

Na mesma medida, uma série de outros modelos deram adeus ao mercado brasileiro, como o ex-líder de vendas, Fiat Palio. Na América do Norte, a General Motors, dona da Chevrolet, anunciou o fim da linha para uma série de modelos, incluindo os sedãs Impala e Cruze (que continua a ser vendido no Brasil) e o elétrico Volt.

Veja abaixo as principais movimentações da indústria em 2018:

Quem chegou

Novos SUVs elétricos

G1 testou o Jaguar I-Pace, o primeiro grande rival elétrico da Tesla

G1 testou o Jaguar I-Pace, o primeiro grande rival elétrico da Tesla

SUVs e elétricos são duas das mais fortes tendências entre os veículos para os próximos anos. Ao longo de 2018, Jaguar, Mercedes-Benz e Audi transformaram seus projetos em realidade. Os britânicos saíram na frente, mostrando o I-Pace em março. O G1 já avaliou o modelo em Portugal.

Em setembro, com um intervalo de dias, Mercedes-Benz e Audi apresentaram seus SUV elétricos, EQC e E-tron, nesta ordem.

Audi E-tron é apresentado no Salão de Paris 2018 — Foto: Benoit Tessier/Reuters

Audi E-tron é apresentado no Salão de Paris 2018 — Foto: Benoit Tessier/Reuters

Elétricos no Brasil

Com certo atraso, o Brasil parece aderir à onda dos elétricos. Durante o Salão do Automóvel, em novembro passado, três fabricantes lançaram modelos movidos a energia elétrica. Apesar de as vendas começarem apenas no ano que vem, os veículos tiveram os preços revelados no evento.

Chevrolet Bolt apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018 — Foto: Fábio Tito/G1

Chevrolet Bolt apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018 — Foto: Fábio Tito/G1

A Chevrolet anunciou o Bolt por R$ 175 mil. Já a Nissan reafirmou a venda do Leaf, por R$ 178.400. Em um patamar abaixo, a Renault apresentou o Zoe, que será comercializado por R$ 149.990. Aproveitando a onda, a Jac Motors, que não participou do Salão, afirmou que irá vender, também em 2019, uma versão elétrica do T40, chamada de E40. Por R$ 129.990, promete ser o elétrico mais acessível do país.

Clássicos renovados

Porsche 911 ganha nova geração para 2019 — Foto: Divulgação/Porsche

Porsche 911 ganha nova geração para 2019 — Foto: Divulgação/Porsche

Toyota Corolla, Porsche 911 e BMW Série 3 carregam décadas de tradição, além da responsabilidade de serem os produtos mais conhecidos das marcas. Em 2018, o trio foi renovado.

A Porsche deu ao 911 um ar futurista, com lanternas que reproduzem um efeito 3D. Ainda assim, faróis redondos e a silhueta característica reforçam os traços mais marcantes do esportivo feito em Stuttgart. Na parte técnica, o 911 Carrera ficou mais potente do que nunca, com 450 cavalos.

Nova geração do BMW Série 3 é apresentada no Salão de Paris 2018 — Foto: Eric Piermont/AFP

Nova geração do BMW Série 3 é apresentada no Salão de Paris 2018 — Foto: Eric Piermont/AFP

Já a BMW mexeu profundamente no Série 3. O sedã ficou maior e mais tecnológico, com direito a uma assistente pessoal com inteligência artificial. Por outro lado, a distribuição de peso clássica de 50% em cada eixo foi mantida, assim como a tração traseira.

A Toyota, que costuma ser conservadora, ousou mais do que nunca na nova geração do Corolla – a 12ª. Além do desenho totalmente renovado, a maior novidade é a inédita versão híbrida, que será oferecida em 90 países – o Brasil está nesta lista, e deve produzir o sedã a partir do final do ano que vem na fábrica de Indaiatuba, que recebe R$ 1 bilhão em investimentos de modernização.

Toyota Corolla sedã da 12ª geração — Foto: Toyota/Divulgação

Toyota Corolla sedã da 12ª geração — Foto: Toyota/Divulgação

Compactos agitam o Brasil

Volkswagen, Fiat e Toyota agitaram o mercado nacional com novos compactos.

Em janeiro, a Volkswagen lançou o Virtus, ou a versão sedã do Polo . No mesmo segmento de Chevrolet Cobalt e Honda City, o modelo se consolidou como o líder da categorias dos sedãs compactos, segundo dados da Fenabrave.

Volkswagen Virtus — Foto: Marcelo Brandt/G1

Volkswagen Virtus — Foto: Marcelo Brandt/G1

Sem perder tempo, no mês seguinte, a Fiat deu a resposta, com a chegada do Cronos, da mesma família do Argo.  Menor do que o Virtus, o Cronos acabou posicionado em outra categoria, de sedãs pequenos, onde a concorrência é maior. Ele deve encerrar 2018 como o 5º colocado no segmento.

A Toyota fez sua grande investida no segmento na metade do ano, em junho. De uma só vez, apresentou as versões hatch e sedã do Yaris. O modelo foi lançado para preencher a lacuna entre o Etios e o Corolla.

Finalmente, o Mustang

Veja como anda o novo Ford Mustang na pista

Veja como anda o novo Ford Mustang na pista

Depois de “flertar” com o Brasil várias vezes, o esportivo mais famoso da Ford finalmente começou a ser vendido no Brasil, apostando em um pacote de equipamentos recheado e preço mais baixo do que o grande rival, Chevrolet Camaro

Ainda assim, desde o lançamento, em março, até dezembro, o Mustang ficou R$ 15 mil mais caro.

Quem se despede

Fiat Palio — Foto: Divulgação

Fiat Palio — Foto: Divulgação

FCA ‘faz a limpa’

Se foram muitos os lançamentos, houve despedidas de carros relevantes. No Brasil, a Fiat Chrysler fez mudanças profundas. Com a chegada do Argo, no ano passado, a Fiat já havia encerrado a produção de Punto e Bravo.

Em 2018, um de seus modelos mais famosos, o Palio, saiu de linha depois de 22 anos e mais de 3 milhões de unidades. O Palio chegou a ser o carro mais vendido do Brasil em 2014, mas foi perdendo espaço para os rivais mais modernos.

Chrysler 300C — Foto: André Paixão/G1

Chrysler 300C — Foto: André Paixão/G1

A Fiat também tirou de linha o subcompacto 500. A fabricante até importou um pequeno lote do México, mas o modelo acabou descontinuado. A marca Chrysler também parou de vender veículos novos no Brasil. A gama da empresa era formada pela van Town & Country e pelo sedã de luxo 300C.

Outras despedidas

Renault Fluence — Foto: Divulgação

Renault Fluence — Foto: Divulgação

A Kia até chegou a apresentar o Picanto com visual atualizado no início de 2018. Custava pouco menos de R$ 60 mil, e trazia motor 1.0 e câmbio automático. Foram emplacadas cerca de 100 unidades. Depois disso, com o câmbio desfavorável, a fabricante coreana deixou de importar o modelo, que segue fora de linha.

J5 durante o Salão do Automóvel de 2014 — Foto: Caio Kenji/G1

J5 durante o Salão do Automóvel de 2014 — Foto: Caio Kenji/G1

O câmbio desfavorável, a defasagem dos produtos e a alta procura por SUVs fizeram com que a Jac Motors deixasse de vender boa parte dos modelos lançados juntos com a marca no país, há sete anos. Deixaram de ser oferecidos J2, J3, J5 e J6.

Mudanças de estratégia

No exterior, algumas fabricantes anunciaram uma mudança na estratégia de produtos. A Ford, por exemplo, prometeu que sua linha nos Estados Unidos será composta em 90% por picapes e SUVs. Com isso, carros como Fiesta e Fusion devem sair de linha nos próximos anos.

Chevrolet Volt 2019 — Foto: Divulgação

Chevrolet Volt 2019 — Foto: Divulgação

Já a General Motors, ao anunciar o fechamento de fábricas nos Estados Unidos, “matou” 8 carros das marcas Chevrolet, Cadillac e Buick. Estão na lista modelos conhecidos dos brasileiros, como o elétrico Volt, o sedã de luxo Impala e o sedã Cruze (que segue em linha no Brasil, importado da Argentina).

Adeus ao Fusca

A Volkswagen anunciou uma nova “morte” para o Fusca. A releitura do clássico, lançada em 1997, e renovada em 2011, deixará de ser produzida novamente. O modelo, que não era mais um veículo popular, já havia deixado de ser vendido no Brasil.

Nos Estados Unidos, a Volkswagen lançou uma edição especial de despedida.

VW Beetle Final Edition — Foto: Divulgação

VW Beetle Final Edition — Foto: Divulgação

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