Diário de São Paulo
Siga-nos

Restauração da Casa das Rosas, prédio histórico de SP, começará dia 18

As obras de restauro da Casa das Rosas, prédio histórico de 1935 na Avenida Paulista, começam em 18 de outubro. O casarão, batizado de Espaço Haroldo de

Restauração da Casa das Rosas, prédio histórico de SP, começará dia 18
Restauração da Casa das Rosas, prédio histórico de SP, começará dia 18

Redação Publicado em 12/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 21h37


Obra incluirá recuperação das características originais do prédio

As obras de restauro da Casa das Rosas, prédio histórico de 1935 na Avenida Paulista, começam em 18 de outubro. O casarão, batizado de Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O espaço é conhecido como um símbolo de preservação da memória na capital paulista.Restauração da Casa das Rosas, prédio histórico de SP, começará dia 18Restauração da Casa das Rosas, prédio histórico de SP, começará dia 18

Casa das Rosas

Casa das Rosas – André Hoff/Casa das Rosas

A restauração incluirá a recuperação das características originais do prédio, atualização do sistema elétrico e hidráulico, ampliação da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e melhorias no espaço para o acolhimento de visitantes e participantes das atividades culturais e educativas.

Os objetos do museu serão transferidos para a sede da Poiesis, organização social responsável pela gestão do museu. Entre os itens preservados, está o acervo bibliográfico Haroldo de Campos, livros que pertenceram ao poeta, tradutor e crítico literário. Campos é patrono da Casa das Rosas. As obras ficarão acessíveis para consulta de pesquisadores com agendamento prévio.

Casa das Rosas

Casa das Rosas – Dejair Martins/Casa das Rosas

O projeto foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) e as obras têm previsão de durar dois anos. A empresa Estúdio Sarasá Conservação e Restauração venceu a licitação para fazer a obra.

O investimento total da obra é de R$ 4,2 milhões. A maior parte dos recursos (80%) virá do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. O fundo é formado por valores arrecadados de condenações judiciais e multas e direcionados a projetos que recomponham o patrimônio histórico e artístico, danos ao meio ambiente, ao consumidor e a outros interesses coletivos. Os demais 20% serão custeados pelo governo do estado.

Programação continua

Casa das Rosas

Casa das Rosas – André Hoff/Casa das Rosas

As atividades educativas e culturais da Casa das Rosas continuarão online. Além disso, parte das atividades poderão ser presenciais no jardim do museu, como exposições, recitais, feiras e lançamentos de livros. Outra parte da agenda será absorvida pelas instituições da Rede de Museus – Casas Literárias de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade. Elas estarão abertas ao público.

Casa das Rosas

Casa das Rosas – André Hoff/Casa das Rosas

No dia 20 de outubro estreará a exposição fotográfica Onde mora a esperança, instalada no jardim da Casa das Rosas, que ficará disponível até dezembro. A mostra tem como tema Lares ao redor do mundo e é formada por cerca de 80 fotos do acervo da instituição Habitat para a Humanidade Internacional e fotografias que o projeto fez em comunidades da área rural de Pernambuco e da cidade de São Paulo.

De acordo com os organizadores, o objetivo é “mostrar a diversidade cultural, as tradições de várias etnias, os diversos tipos de habitações e os diferentes significados simbólicos da palavra ‘casa’”. Também será possível conhecer imagens de casas de Honduras, Zâmbia e Índia.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias