Diário de São Paulo
Siga-nos

RESÍDUOS – Bill participa de eventos sobre resíduos no Marrocos e Espanha

O evento também debateu os impactos das mudanças climáticas para a disponibilidade hídrica futura., Bill apresentou o projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias

RESÍDUOS – Bill participa de eventos sobre resíduos no Marrocos e Espanha
RESÍDUOS – Bill participa de eventos sobre resíduos no Marrocos e Espanha

Redação Publicado em 04/11/2019, às 00h00 - Atualizado às 15h17


O evento também debateu os impactos das mudanças climáticas para a disponibilidade hídrica futura., Bill apresentou o projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias

O prefeito de Nova Odessa,Benjamim Bill Vieira de Souza,  fez uma viagem internacional no mês passado, passando por Marrocos e  Espanha. No país africano, Bill  participou – como presidente do Consórcio PCJ – da 11ª Assembleia Geral Mundial da RIOB (Rede Internacional de Organismos de Bacias). Já, na Europa, Bill foi convidado especial do Congresso Mundial da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos, em português) – que foi realizado em Bilbao – seu primeiro compromisso como embaixador no Brasil da Iniciativa de Prefeitos e Municípios da ISWA.

A Assembleia da RIOB abordou as evoluções em diferentes partes do mundo na gestão de recursos hídricos. O evento também debateu os impactos das mudanças climáticas para a disponibilidade hídrica futura., Bill apresentou o projeto de Piscinões Ecológicos e Bacias de Retenção para mitigar impactos dos eventos extremos na disponibilidade hídrica.

“Tudo o que somos não aprendemos sozinhos, mas aprendemos com nossos amigos de gestão da água espalhados pelo mundo e hoje nosso grande desafio é aperfeiçoar nossos planos de bacias para tornar nossas bacias mais resilientes aos eventos hidrológicos extremos, que tanto tem dificultado o planejamento para a sustentabilidade hídrica futura”, disse Bill, para uma plateia de técnicos e chefes de Estado de vários lugares do mundo.

O evento em Marraquexe contou também com cinco sessões temáticas que abordaram, além das mudanças climáticas, os temas: Gestão Integrada da água e energia para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural; Conhecimento, Inovação e troca de informações na gestão da água; Diplomacia da água e cooperação internacional e transfronteiriça para a segurança hídrica; e Financiamento da Segurança Hídrica.

A Assembleia Geral Mundial terminou com a apresentação e inclusão das 22 metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura no documento final do evento, que agora orientarão a gestão de recursos hídricos nos países membros da rede. Dentre as 22 metas destacam-se a redução das perdas hídricas para patamares abaixo de 20%, e 100% de tratamento e coleta de esgoto.

“Nova Odessa vem fazendo a sua lição de casa. Conseguimos reduzir as perdas de água 46% em 2013 para 26% em 2018, graças aos mais de R$ 50 milhões de investimentos que fizemos nesta área e vamos chegar ao patamar de 20%. Outro orgulho é poder dizer aqui no Marrocos que nosso município trata 100% do esgoto coletado e, inclusive, transforma o lodo do esgoto em adubo, algo inovador na Região Metropolitana de Campinas”, afirmou Bill.

Da Redação – Diário de São Paulo

Compartilhe  

últimas notícias