Diário de São Paulo
Siga-nos

Reservatórios de usinas da região estão com nível abaixo do esperado

Apesar de o verão brasileiro ter como característica as chuvas fortes, o nível das hidrelétricas na região noroeste do estado continua abaixo do esperado. Em

Reservatórios de usinas da região estão com nível abaixo do esperado
Reservatórios de usinas da região estão com nível abaixo do esperado

Redação Publicado em 10/12/2016, às 00h00 - Atualizado às 12h38


Em Ilha Solteira, volume da represa baixou 20% em cinco meses.
De acordo com professor da Unesp, culpa é das chuvas irregulares.

Apesar de o verão brasileiro ter como característica as chuvas fortes, o nível das hidrelétricas na região noroeste do estado continua abaixo do esperado. Em Ilha Solteira (SP), o volume da represa que alimenta a usina hidrelétrica baixou 20% nos últimos cinco meses.

Segundo especialistas, o que falta é regularidade nas chuvas para que o nível das represas volte a subir. Enquanto isso fica fácil ver as pedras no fundo da represa e até mesmo alguns galhos.

Apesar de em 2016 já ter chovido mais do que o esperado para o ano todo, de acordo com o canal clima da Unesp de Ilha Solteira, as chuvas não têm sido constantes e ocorrem de maneira isolada.

“Em novembro nós tivemos chuvas muito abaixo do esperado. Em dezembro, já fechamos a primeira semana e só choveu 15% do esperado. Nós temos uma irregularidade muito grande nessas chuvas e, no entanto, temos o agosto mais chuvoso da história”, afirma o professor da Unesp, Fernando Tangerino.

O nível das represas corrobora a tese de Tangerino. Em Ilha Solteira, por exemplo, a capacidade do reservatório passou de 84% em julho para 59% em dezembro. Mesmo assim, segundo a concessionária que administra o local, o volume está dentro do esperado para o período.

    Compartilhe  

    últimas notícias