Diário de São Paulo
Siga-nos

Resenha com o Kascão: “Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal”

Por Renato Nalesso

Resenha com o Kascão: “Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal”
Resenha com o Kascão: “Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal”

Redação Publicado em 28/02/2022, às 00h00 - Atualizado às 08h03


Por Renato Nalesso

Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal

Resenha com o Kascão: "Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal"

Vira e mexe dirigentes de clubes se reúnem para tentar trazer melhorias para o futebol brasileiro. Um tempo atrás decidiram penalizar entidades que não pagam em dia seus funcionários. Acho isso fundamental. Na temporada passada a CBF criou uma regulamentação que um time só pode trocar de técnico uma vez durante a disputa do Brasileirão. Sensacional! Faz os caras planejarem melhor antes de sair despejando dinheiro por aí. A teoria é maravilhosa e faz a gente pensar que realmente tem cartola comprometido com o bem do esporte. Mas o que quase ninguém se atenta é que esses mesmos personagens que buscam soluções, são justamente os que causaram os problemas. Isso mesmo! Eles se perpetuam no poder durante anos e não largam o osso.

Querem resolver? Pois então com ação governamental deveriam aprovar no futebol a lei da ‘Responsabilidade Fiscal’. Ou seja, todos os dirigentes seriam responsáveis diretos pelos seus atos. Se o cara deixar o clube com dívida terá que tirar de seus bens pessoais para cobrir o buraco. Sinceramente não vejo nada mais justo que isso. Uma vez aprovada provavelmente essa lei acabaria com esse amontoado de cartola irresponsável e mal-intencionado. Ainda mais porque até hoje nunca vi um presidente entrar em um clube rico e sair pobre. Só acontece o contrário: entram pobres e saem milionários. Uma vergonha que ninguém faz nada para coibir.

A verdade é que tem muita gente querendo aparecer nessa história. E gente que não merece crédito algum! Para moralizar o futebol muita coisa precisa mudar. A começar por 99% dos nossos dirigentes. Por essas e outras que sou um defensor do clube-empresa. Ou seja, uma gestão profissional com o dirigente qualificado, trabalhando e ganhando salário por isso. Chega de presidente ‘abnegado’ que trabalha de graça. Isso não existe! Clube de futebol não pode misturar com clube social. Sempre vai ter problema de gestão nessa relação.

Resenha com o Kascão: "Agora só falta a Lei de Responsabilidade Fiscal"

Bola da vez

Que o Palmeiras está em busca de um camisa 9 de qualidade, isso não é novidade pra ninguém. Aliás, talvez esse jogador tivesse feito a diferença na final do Mundial de Clubes. E o nome mais falado para reforçar o Verdão é o do centroavante Pedro, atualmente na reserva do Flamengo. Seus agentes já teriam ouvido uma boa proposta da diretoria alviverde, mas estaria esbarrando na negativa do clube carioca. Nos bastidores é sabido que Pedro se incomoda por não jogar de titular no Mengão e quer mais espaço para inclusive poder ter mais chances de defender a Seleção na próxima Copa do Mundo. Acho difícil o negócio sair, mas não tenho dúvidas que seria a cereja do bolo dessa boa equipe do técnico Abel Ferreira.

____________________
*Renato Nalesso é profissional de mídia desde 1999. Jornalista, pós-graduado e com passagens por Bandeirantes, Globo e Record. Exerceu por três anos a função de assessor de imprensa do Guarani Futebol Clube. Desde 2013 acumula as funções de editor-chefe e diretor do programa ‘Os Donos da Bola’ da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
[email protected] | @RenatoNalesso
Compartilhe  

últimas notícias