Diário de São Paulo
Siga-nos

Renzo Angerami:  Conheça o “Projeto Leis e Bichos”

Renzo Angerami:  Conheça o “Projeto Leis e Bichos”
Renzo Angerami:  Conheça o “Projeto Leis e Bichos”

Redação Publicado em 10/05/2020, às 00h00 - Atualizado em 12/05/2020, às 23h23


 Conheça o “Projeto Leis e Bichos”

por Renzo Angerami

Os projetos que de algum modo envolvem a proteção animal costumeiramente surgem por meio de pessoas com apreço nato a todos os seres vivos, com um histórico ligado a trabalhos filantrópicos, sociais ou, ainda, comprometidos com a filosofia vegana.

O “Projeto Leis e Bichos”, por sua vez, nasce em terreno pouco convencional, mas nem por isso menos fértil.

Como investigador de polícia dediquei-me, por cerca de trinta anos, ao combate à criminalidade tradicional, especialmente ao crime organizado.

Trabalhando há cerca de dois anos na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente da cidade de Santo André, na grande São Paulo, passei a conviver com crimes onde as vítimas não possuem voz e, constantemente, são subjugadas, seviciadas e tratadas como “coisas”, ou seja, percebi que o crime de maus tratos contra animais muitas vezes é tratado com somenos importância por grande parte da população e, lamentavelmente, também, pelo Poder Público.

As atrocidades que reiteradamente presenciei contra animais indefensos e as dificuldades encontradas para o combate e punição desse crime hediondo na acepção da palavra, mas de menor potencialidade lesiva para a legislação em vigor, me fez entrever a necessidade da promoção de um debate mais pragmático acerca da impotência das leis que o regulam e de todas as circunstâncias que envolvem a questão animal no Brasil. Desponta, então, em meio ao empedernido ambiente policial, um embrião batizado por “Projeto Leis e Bichos”.

O projeto que transcendeu os muros policiais e tomou corpo por meio das redes sociais, www.leisebichos.com.br e facebook: @leisebichos, vem, dia a dia, angariando adeptos e parceiros em todo Brasil. Os simpatizantes do projeto são, em sua maioria, amantes da natureza e, por conseqüência, desses seres extraordinários que a compõem, contudo, desprovidos de voz.

O Leis e Bichos se distingue das iniciativas comuns, uma vez que trata o tema de forma objetiva, isto é, não ignora as várias vertentes, opiniões e segmentos que se interessam pela causa animal, como questões relativas a necessidade de recrudescimento da  legislação sobre maus tratos, matérias administrativas atinentes a proteção de animais em situação de risco, praticas desportivas, trabalhos com animais, convivência pacífica entre homens e animais, além da polêmica e controversa questão econômica concernente a industria farmacêutica e alimentícia.

Significa dizer, como o próprio nome revela, que se trata de um projeto, um projeto que não visa a estagnação e não tem a pretensão de vociferar verdades absolutas ou clichês desprovidos de argumentação.  Busca, na verdade, se reinventar a cada dia, fomentar o debate como forma de aprendizado e conscientização de que todos os seres vivos são detentores de direitos e, portanto, devem ser tratados com dignidade pelo Poder Público ou por qualquer outra ser humano.

Se você, como nós do Projeto Leis e Bichos, procura, por meio da informação e do debate, incentivar a criação e efetivação de mecanismos que garantam direitos e melhorias para a vida daqueles que não têm voz, acompanhe a nossa coluna semanal com opiniões, projetos e notícias envolvendo a questão animal.

Quem sabe por meio do conhecimento e da análise de pontos de vista distintos consigamos convergir esforços na procura de soluções legais e comportamentais visando o encontro do equilíbrio ecológico, o desenvolvimento sustentável, a manutenção da vida e a compreensão da pureza e amor incondicional que cada animal traz consigo, e, dessa forma, quiçá, nos tornarmos a sua voz!

Renzo Angerami é Chefe dos Investigadores da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente de Santo André e idealizador do Projeto Leis e Bichos
Compartilhe  

Tags

últimas notícias