Diário de São Paulo
Siga-nos

Renato de volta e dúvida na frente: como o Santos enfrenta o Atlético-GO

Bruno Henrique vetado por conta de dores na panturrilha esquerda, dúvidas na escalação, atletas que entram em campo sem terem treinado juntos por muito tempo

Renato de volta e dúvida na frente: como o Santos enfrenta o Atlético-GO
Renato de volta e dúvida na frente: como o Santos enfrenta o Atlético-GO

Redação Publicado em 22/10/2017, às 00h00 - Atualizado às 08h50


Bruno Henrique vetado por conta de dores na panturrilha esquerda, dúvidas na escalação, atletas que entram em campo sem terem treinado juntos por muito tempo e adversário lutando contra o rebaixamento. Este foi o cenário dos dois últimos jogos do Santos, contra Vitória e Sport – empates em 2 a 2 e 1 a 1, respectivamente.

Neste domingo, às 17h (de Brasília), contra o Atlético-GO, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o roteiro será parecido, mas o Peixe busca (e precisa) mudar o fim da história se ainda quiser sonhar com o título nacional.

Após três empates consecutivos, o Santos busca reencontrar o caminho das vitórias após uma semana de protestos e desentendimento entre jogadores e torcida, além da “não-demissão” do técnico Levir Culpi. Para isso, terá de superar o lanterna da competição, que não vence há três partidas. Vida fácil? Nada disso.

Fora de campo, os atletas têm de manter o foco para não deixar os acontecimentos dos últimos dias interferir dentro das quatro linhas, onde o Peixe tem retornos, muitas dúvidas e um trio de ataque ainda indefinido.

Veja algumas incertezas em relação ao 11 inicial:

  • Recuperado de edema no tornozelo esquerdo, Renato volta ao time. Com isso, Levir terá de escolher entre Alison e Matheus Jesus para completar a trinca de meias – Lucas Lima mais à frente, centralizado;
  • No ataque, ainda sem contar com Bruno Henrique, Jean Mota deve ser mantido improvisado. Copete e Serginho brigam pela terceira vaga – Ricardo Oliveira será o centroavante.
Escalação provável do Santos contra o Atlético-GO (Foto: GloboEsporte.com)

Escalação provável do Santos contra o Atlético-GO (Foto: GloboEsporte.com)

Importante dentro e fora de campo

O retorno de Renato representa mais do que o equilíbrio oferecido ao meio-campo do Santos. O jogador de 38 anos, o mais experiente do elenco, é importante também nos bastidores do Peixe.

O atleta costuma conversar com os mais jovens e, em campo, os seus colegas de posição se sentem mais à vontade. Renato protege a área, auxilia no posicionamento e deixa os laterais e outros meio-campistas avançarem.

Renato não jogou as últimas sete partidas do Peixe (Foto:  Ivan Storti / Santos FC)

Renato não jogou as últimas sete partidas do Peixe (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

A ausência do camisa 8 teve impacto negativo nas atuações do Santos. Desde que sofreu edemas na coxa e no tornozelo, no empate em 1 a 1 contra o Barcelona de Guayaquil, no Equador, o Peixe jogou sete vezes: foram duas vitórias, três empates e duas derrotas (aproveitamento de 42,8%).

Ao ataque? Candidatos não vivem boa fase

Contra o lanterna, o certo seria optar por uma equipe mais ofensiva, já que o Santos terá de tomar as principais ações do confronto. O maior problema, no entanto, está no ataque. Tanto Copete quanto Serginho não vivem grande fase.

Ambos comprovaram isso contra o Sport, na última quinta-feira. Cada um jogou um tempo da partidas, mas nenhum fez a diferença.

Serginho e Copete brigam por vaga no ataque do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Serginho e Copete brigam por vaga no ataque do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Serginho e Copete brigam por vaga no ataque do Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos ocupa a quarta colocação do Brasileirão, com 50 pontos, o mesmo de Grêmio e Palmeiras, vice-líder e terceiro, respectivamente, a nove do líder Corinthians.

Confira as informações do Santos para o jogo contra o Atlético-GO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: domingo, às 17h (de Brasília)
Provável escalação: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Renato, Matheus Jesus (Alison) e Lucas Lima; Jean Mota, Copete (Serginho) e Ricardo Oliveira
Desfalques: Vecchio (suspenso), Bruno Henrique (dores na panturrilha), Victor Ferraz (lombalgia), Gustavo Henrique (cirurgia no joelho), Matheus Ribeiro (lesão muscular na coxa esquerda), Léo Cittadini (cirurgia no ombro) e Vitor Bueno (ruptura de ligamentos do joelho)
Pendurados: Vanderlei, David Braz, Daniel Guedes, Zeca, Matheus Jesus e Jean Mota
Arbitragem: Pericles Bassols Pegado Cortez apita a partida, auxiliado por Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (todos de PE)

Compartilhe  

últimas notícias