Diário de São Paulo
Siga-nos

Renato Augusto diz que se ofereceu para ser 9 do Corinthians: “Tem que abrir mão do que é melhor para você”

Uma das lideranças do Corinthians na temporada, Renato Augusto concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira e falou sobre o seu novo posicionamento com

Renato Augusto diz que se ofereceu para ser 9 do Corinthians: “Tem que abrir mão do que é melhor para você”
Renato Augusto diz que se ofereceu para ser 9 do Corinthians: “Tem que abrir mão do que é melhor para você”

Redação Publicado em 12/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 18h31


Meia deve seguir como referência no ataque diante do Cuiabá, sábado, na Neo Química Arena

Uma das lideranças do Corinthians na temporada, Renato Augusto concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira e falou sobre o seu novo posicionamento com Sylvinho. Nos últimos três jogos e meio, o camisa 8 passou a jogar como referência no ataque, o que tem causado desconforto em muitos torcedores.

Na véspera do duelo com o Cuiabá, sábado, às 21h (de Brasília), em Itaquera, pela 32ª rodada do Brasileirão, o jogador explicou a decisão do treinador e deu mostras de que deve seguir por ali:

– É uma função que não é novidade para mim. Fiz muitas vezes na China e até no Corinthians em pré-Libertadores, quando o Paolo (Guerrero) foi expulso e tive que jogar de nove, fui importante. Não é uma função que me incomoda. Eu me coloquei à disposição do Sylvio porque o Róger Guedes estava fazendo essa função e estava incomodado. No jogo do Inter, fizemos uma troca e conseguimos uma virada contra um time muito forte, na casa do adversário, em uma jogada que eu estava fazendo de nove. Ali o jogo encaixou – lembrou, sobre o jogo que depois acabou em 2 a 2, nos acréscimos.

– Sei que não é a função que eu posso render mais, mas chega um momento do campeonato, o que estamos vivendo, que você tem que abrir mão do que é melhor para você para ajudar o grupo. Eu me coloquei à disposição. Não vejo um problema tão grande quanto a isso – afirmou.

Desde que chegou, Renato já fez também a função de primeiro volante, quando Cantillo ou Gabriel foram sacados durante as partidas para tornar o time mais ofensivo. Renato afirmou que sabe que jogar de 9 não é sua especialidade, mas que tem feito tudo para conseguir render bem no setor.

– Claro que a função que eu mais gosto e que é a minha, é vindo mais de trás, como oito e às vezes de dez. Mas eu já joguei várias vezes, na China já joguei como nove e até de ponta. Como nove você toca menos na bola, isso é óbvio, não tem o que fazer. É tentar se adaptar para o que o time está precisando e buscar as vitórias. O mais importante é tentar. O mais importante não é eu estar bem, é a instituição estar bem. Se chegar um momento que acharem que é melhor eu voltar para a minha posição, vamos voltar.

Renato Augusto em entrevista coletiva no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Renato Augusto em entrevista coletiva no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Desde que chegou, Renato Augusto participou de 15 partidas e dois gols. Nos últimos quatro jogos, levou dois cartões amarelos e mostrou irritação em alguns momentos das partidas em que o placar não acontecia. Perguntado sobre isso, ele explicou as razões de sua intranquilidade:

– É difícil encaixar uma equipe no meio de uma competição tão difícil como o Brasileiro. Não tivemos o Estadual para fazer testes e entrar no Brasileiro. De repente, você tem que fazer teste ou tentar encaixar a equipe contra Flamengo, São Paulo, Atlético-MG, fica difícil. Pega times já formados, jogando junto há um tempo, mas mesmo com essas dificuldades estamos brigando na parte de cima. Temos o que melhorar, mas temos muitos pontos positivos, não podemos nos esquecer disso. Valorizar o nosso trabalho e o da comissão. Sobre estar irritado, eu sou um cara que quero ganhar sempre. Chega um momento do jogo, as coisas não acontecem, e você vai buscar, lutar mais. Tem que ter maturidade e tranquilidade. Usar isso como aprendizado para crescer no campeonato.

Com 47 pontos e na sexta posição, o Timão pode subir um degrau na tabela em caso de vitória. Adversários colocados diretamente acima, com 49 pontos, Fortaleza (quarto) e Bragantino (quinto) se enfrentam na rodada. O jogo acontece também no sábado, às 19h, em Bragança Paulista.

Veja mais trechos da coletiva:

  • Momento do Timão

– Claro que quando a vitória não vem as críticas aparecem. Estamos evoluindo, independentemente de quem está jogando. Quando fechei no Corinthians me chamavam de louco porque eu chegava em um time que brigava para não cair. Hoje estamos brigando por G4 ou G6. Sinal de que o trabalho está sendo bem feito.

  • Críticas a Renato como 9

– Não é fácil encaixar o time durante o campeonato. Mas não podemos criar problemas em qualquer situação. Vamos tentar ajeitar e melhorar a equipe, mas sem botar ninguém para baixo. No futebol, às vezes acontece, a gente tenta botar alguém para baixo para justificar uma derrota. Perdeu todo mundo, todos saíram chateados e todos vão buscar a vitória. Não tem um culpado.

  • Time melhorou quando Renato voltou para o meio

– Vou usar como exemplo os últimos dois jogos. Tiveram alguns fatores, não só eu voltar para a minha posição. O Jô foi importante nos dois gols, foi um cara importante. Mas também o apoio que a torcida deu nos dois jogos, foi incrível. Mesmo com a gente tendo dificuldade em conseguir o gol, continuou apoiando até o fim, coisa que não estamos vendo em outros times. Seria muito cruel falar que é um ponto, acho que existem um conjunto de coisas. O Sylvinho acertou em algumas substituições e fez com que o time crescesse. A gente não pode ficar apontando o problema, é aqui e ali. Temos que melhorar em alguns aspectos, vamos sempre buscar isso, e com o apoio do torcedor em casa. O apoio deles foi até mais importante do que eu voltar para a minha posição.

  • Ser um técnico dentro de campo

– Deixo essa questão tática, de definir, para a comissão. Não cabe a mim chegar aqui e falar como fazer. O mais importante é nós acreditarmos no que a comissão passa, e isso tem acontecido, acreditamos no que está sendo passado. É por isso, talvez, que a gente tenha subido tanto na tabela. Cabe ao Sylvinho decidir. Na hora que ele precisar que eu jogue na minha posição de origem, na frente, de ponta… O jogo pede algumas coisas que você tem que chegar e fazer, e as coisas dão certo. No jogo contra o Inter acabou dando certo. Isso não me impede de eu voltar para a minha posição e no mesmo jogo fazer a de nove novamente. O mais importante são os jogadores acreditarem no que a comissão passa e o apoio do torcedor.

  • Situação física no momento

– Não é fácil ficar muito tempo sem jogar, sem treinar. Voltar no Brasileirão, carregar essa camisa que é pesada, é uma responsabilidade grande. Eu confesso que tive uma surpresa agradável, não achei que eu pudesse corresponder tão rápido. Agradeço a parte física, médica, do clube. É muito pouco tempo para chegar, jogar e ter uma sequência boa de jogos. Eu sou muito autocrítico e quero melhorar sempre. É difícil chegar na perfeição, mas tenho que buscar o mais próximo possível disso. Fisicamente, eu diria que estou seis ou sete, posso melhorar bastante. Mas me sinto bem, consigo corresponder o que a comissão espera, me doando ao máximo ao time. Então foi uma grata surpresa essa sequência de jogos e aquilo que estou podendo corresponder.

  • Força da Fiel em casa

– Devido a volta da torcida, a gente vai estar muito mais forte em casa. Isso é óbvio, a gente sabe disso e quem vem jogar contra a gente sente isso. Eles sabem da pressão que é. Não adianta falar que o time tem que fazer isso ou aquilo. Vai chegar lá e o torcedor vai fazer a diferença. É difícil chegar no Mineirão com a torcida apoiando, grande espetáculo, uma equipe pronta e em um momento que tudo dá certo. Dentro de casa, com o nosso torcedor, as coisas vão sendo positiva. Temos que aproveitar, temos mais quatro jogos em casa para buscar a vitória. Com os onze jogando, mais os cinco que podem entrar e o torcedor que faz a diferença, essa é a nossa diferença para conquistar a vaga direta para a Libertadores.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias