Diário de São Paulo
Siga-nos

Relatório do Ministério da Saúde aponta Brasil despreparado para a Covid-19

BRASÍLIA - Um relatório elaborado pela equipe técnica do Ministério da Saúde aponta que o Brasil não tem médicos, laboratórios e equipamentos em número

Relatório do Ministério da Saúde aponta Brasil despreparado para a Covid-19
Relatório do Ministério da Saúde aponta Brasil despreparado para a Covid-19

Redação Publicado em 05/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 10h14


Número de leitos de UTI e internação não são suficientes para a fase mais aguda da pandemia

BRASÍLIA – Um relatório elaborado pela equipe técnica do Ministério da Saúde aponta que o Brasil não tem médicos, laboratórios e equipamentos em número suficiente para o combate ao novo coronavírus (Sars-CoV-2). O boletim foi publicado no fim de sexta-feira (03) no site do Ministério da Saúde.

“Há carência de profissionais de saúde capacitados para manejo de equipamentos de ventilação mecânica, fisioterapia respiratória e cuidados avançados de enfermagem direcionados para o manejo clínico de pacientes graves de COVID-19 e profissionais treinados na atenção primária para o manejo clínico de casos leves de Síndrome Gripal”, diz trecho do boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde e que compila dados até o dia 3 de abril.

Em outro trecho, o documento faz uma avaliação negativa sobre a estrutura física do país no combate à doença. “Os leitos de UTI e de internação não estão devidamente estruturados e nem em número suficiente para a fase mais aguda da epidemia”, diz o boletim.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 9.056 casos confirmados da  Covid-19 e 359 mortos.

IG

Compartilhe  

últimas notícias