RESUMO

O deputado Emídio de Souza (PT), relator do caso em que Isa Penna (PSOL) acusa Fernando Cury (Cidadania) de assédio sexual , sugeriu que a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) suspenda o mandato do acusado por seis meses por quebra de decoro. O parecer de Souza foi apresentado na manhã desta quarta-feira no Conselho de Ética da Casa.

Cury foi denunciado ao conselho por Isa Penna após abordá-la pelas costas e passar a mão em seu corpo em 16 de dezembro. Na ocasião, os deputados votavam o orçamento do estado em sessão plenária na Alesp.

“Ao abraçar pelas costas a deputada Isa Penna e lhe tocar os seios sem seu consentimento, o deputado Fernando Cury teve um comportamento inadequado que atentou contra a ética e o decoro parlamentar. Proponho a esse conselho que seja aplicada a Cury a pena de suspensão do seu mandato pelo prazo de seis meses”, declarou Emídio de Souza.

Ao fim, o petista também sugeriu que a Mesa Diretora da Alesp coloque em votação projetos de lei “que visem ampliar a proteção às mulheres contra todo tipo de violência”.