Diário de São Paulo
Siga-nos

Relator do caso Arthur do Val diz que defesa do parlamentar pediu para Alesp ouvir testemunha na Ucrânia

Relator do processo contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Delegado Olim (PP)

Relator do caso Arthur do Val diz que defesa do parlamentar pediu para Alesp ouvir testemunha na Ucrânia
Relator do caso Arthur do Val diz que defesa do parlamentar pediu para Alesp ouvir testemunha na Ucrânia

Redação Publicado em 12/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 12h36


Relator do processo contra Arthur do Val (União Brasil) no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o deputado Delegado Olim (PP) disse nesta terça-feira (12) em entrevista à Globonews que a defesa do parlamentar sugeriu que a Casa escutasse uma testemunha da Ucrânia.

“Ia demorar quantos meses para a gente ouvir essa pessoa, trazer essa pessoa? Isso é tudo [estratégia] da defesa para ganhar tempo”, disse Olim.

O delegado disse ainda que questionou se o advogado de Arthur do Val iria pagar as passagens para a vinda da testemunha.

O Conselho de Ética da Alesp deve votar nesta terça (12) o relatório que pede a cassação do parlamentar.

Caso a maioria dos membros concordem com a argumentação de Olim, o processo vai para o plenário da Alesp em forma de projeto de lei.

Para que Arthur do Val tenha o mandato realmente cassado, a maioria dos 94 parlamentares da Alesp precisa votar favoravelmente ao projeto. São necessários pelo menos 48 votos a favor entre os deputados estaduais para a execução de qualquer pena em plenário.

Em nota, Arthur do Val disse que espera que “decidam com base nos fatos e não motivados por vingança”. “É absurdo o que está acontecendo. O processo de cassação está tramitando em velocidade recorde, sobre um áudio sem crime e com o deputado tendo os direitos de defesa cerceados. Vale ressaltar que a Alesp cassou apenas um deputado em toda sua história e o motivo foi a participação comprovada deste em um esquema de corrupção”.

Relator do caso, delegado Olim disse que “o povo nos cobra rapidez e quer logo o veredito desse caso”. “Não é para ficar enrolando. A Alesp, o nome dela está em jogo. Ele foi pra uma guerra, as pessoas fogem da guerra, o que ele foi fazer lá? As palavras pesadas que ele falou contra as mulheres, não só da Ucrânia, mas do Brasil inteiro”, completa.

No dia 7 de abril, Olim entregou ao colegiado o relatório dele sobre o caso pedindo a cassação do mandato do parlamentar. No avaliação do relator, Arthur do Val quebrou o decoro parlamentar ao dizer em áudios vazados que as mulheres refugiadas ucranianas eram “fáceis porque eram pobres”.

“Os fatos havidos contrapõem-se de maneira contundente com as definições de decoro parlamentar colacionados. (…) Estando evidenciada a gravidade das condutas do representado, flagrantemente atentatórias ao decoro parlamentar, conclui-se este parecer com a proposta de que seja aplicada ao Deputado Arthur Moledo do Val a medida disciplinar de perda do mandato”, disse Olim no relatório.

O deputado delegado Olim (PP) ao lado de Arthur do Val (União Brasil) em evento na Alesp. — Foto: Divulgação/Alesp

O deputado delegado Olim (PP) ao lado de Arthur do Val (União Brasil) em evento na Alesp. — Foto: Divulgação/Alesp

Na semana passada, o g1 procurou o gabinete do deputado Arthur do Val, que disse por meio de nota que “o deputado recebeu com tranquilidade o relatório da Comissão de Ética” e “não tem dúvidas de que seus pares se convencerão de que o erro cometido por ele – pelo qual já pediu desculpas – não deve ser punido com o mandato”.

“Os comentários que foram alvo da representação no Conselho de Ética, ainda que indevidos, não constituem crime e não foram feitos durante a atividade parlamentar, já que Arthur do Val estava de licença do mandato. Arthur do Val não tem dúvida de que o Parlamento irá respeitar a vontade de 500 mil paulistas que o elegeram para o mandato que ele exerce com dedicação e honestidade”, a afirmou a nota.

.

.

.

.

..

G1

Compartilhe  

últimas notícias