Diário de São Paulo
Siga-nos

Reino Unido concederá vistos para contornar escassez de mão de obra

O governo do Reino Unido informou neste sábado (25) que vai conceder até 10.500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra.

Reino Unido concederá vistos para contornar escassez de mão de obra
Reino Unido concederá vistos para contornar escassez de mão de obra

Redação Publicado em 26/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h43


Objetivo do governo é que as permissões, que terão três meses de duração, ajudem a reduzir problemas com falta de trabalhadores na área do transporte e outros setores-chave da economia britânica.

O governo do Reino Unido informou neste sábado (25) que vai conceder até 10.500 vistos de trabalho provisórios para contornar a escassez de mão de obra.

As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e têm como objetivo mitigar a falta de trabalhadores na área do transporte e em setores-chave da economia britânica, como a criação de aves de granja.

Nos últimos dias e apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina após muitos produtos esgotarem em lojas e supermercados.

A decisão de conceder os vistos vai no sentido contrário à diretriz defendida pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cujo governo entende que o Reino Unido não deve depender de mão de obra estrangeira.

Durante meses, o Executivo vem tentando evitar recorrer aos trabalhadores de fora, apesar das advertências de vários setores econômicos e de uma falta estimada em 100.000 caminhoneiros.

O secretário dos Transportes do Reino Unido, Grant Shapp, afirmou que, além dos vistos de trabalho, outras medidas excepcionais serão adotadas para garantir o abastecimento antes das festas de fim de ano.

Nas próximas semanas, os examinadores do Ministério da Defesa serão mobilizados para aprovar milhares de permissões de veículos de transporte de mercadorias.

O Ministério da Educação e suas agências vão desbloquear milhões de libras esterlinas para formar 4.000 caminhoneiros.

Shapps também pediu aos empregadores que colaborem, “melhorando as condições de trabalho e os salários para reter os novos motoristas”.

Também serão enviadas um milhão de cartas para pedir às pessoas em posse de carteiras de motorista de caminhões e que não os estejam usando a voltar ao trabalho.

Boris Johnson precisa lidar com uma pressão crescente. A crise da Covid-19 e as consequências relacionadas ao Brexit têm acentuado a escassez, enquanto os preços da energia dispararam.

Fábricas, restaurantes e supermercados têm sido afetados pela falta de caminhoneiros há meses.

A rede de fast-food McDonald’s ficou sem bebidas e milk-shakes no mês passado. Sua concorrente, a KFC, foi obrigada a retirar alguns itens de seu cardápio, enquanto a rede Nando’s teve que fechar provisoriamente dezenas de restaurantes porque não tinha frangos suficientes para atender à demanda.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias