Diário de São Paulo
Siga-nos

Reino Unido busca obter acordo comercial com a União Europeia

O premiê britânico, Boris Johnson, está determinado a buscar um acordo comercial com a União Europeia (UE), nos moldes de como fez com o Canadá, a fim de

Reino Unido busca obter acordo comercial com a União Europeia
Reino Unido busca obter acordo comercial com a União Europeia

Redação Publicado em 03/02/2020, às 00h00 - Atualizado às 09h39


Objetivo é abrir mercados, mas sem as regulações do bloco

O premiê britânico, Boris Johnson, está determinado a buscar um acordo comercial com a União Europeia (UE), nos moldes de como fez com o Canadá, a fim de abrir mercados mas evitar as regulações do bloco.

Johnson deve apresentar sua visão sobre as relações futuras com a União Europeia em um discurso nesta segunda-feira (3) – o primeiro após o Reino Unido ter deixado o bloco na sexta-feira passada (31).

O premiê deve enfatizar que o Reino Unido vai ser capaz de manter os mais altos padrões de proteção social, meio ambiente e outras políticas, sem aceitar as regras da UE.

Há expectativa de que o primeiro-ministro diga que seu país quer abolir a maioria das tarifas, mas que não vai se sujeitar às regulações da União Europeia, citando o exemplo do acordo de livre comércio assinado pelo Canadá com o bloco europeu.

O governo britânico espera concluir as negociações de um acordo com a UE antes que o período de transição expire, em 31 de dezembro. As regras da União Europeia ainda serão aplicadas nesse período, que foi estabelecido para evitar mudanças bruscas.

As duas partes ainda divergem em muitos aspectos, e a União Europeia considera que será difícil concluir um acordo comercial abrangente em apenas 11 meses.

Emissora pública de televisão do Japão

Compartilhe  

Tags J.I

últimas notícias