Diário de São Paulo
Siga-nos

Recorde: 67% dos entrevistados desaprova o presidente Trump

O apoio ao  tratamento da pandemia de coronavírus pelo presidente dos EUA, Donald Trump, atingiu o nível mais baixo de todos os tempos, de acordo com uma nova

Recorde: 67% dos entrevistados desaprova o presidente Trump
Recorde: 67% dos entrevistados desaprova o presidente Trump

Redação Publicado em 10/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 23h15


Entre os independentes, as pessoas que apoiam é de apenas 26% , um decréscimo acentuado de 40% em meados de junho.No início desta semana, Trump alegou falsamente que “99% dos [casos de coronavírus] são totalmente inofensivos”

O apoio ao  tratamento da pandemia de coronavírus pelo presidente dos EUA, Donald Trump, atingiu o nível mais baixo de todos os tempos, de acordo com uma nova pesquisa, com uma maioria igualmente substancial dos americanos também desaprovando sua resposta à instabilidade racial generalizada.

Uma pesquisa da ABC News / Ipsos divulgada nesta sexta-feira relata que um recorde de 67% dos entrevistados agora desaprova “a maneira como Donald Trump está lidando com a resposta ao coronavírus”, enquanto apenas 33% o aprovam – o maior abismo no sentimento público desde então. A ABC News e a Ipsos começaram a pesquisar sobre a pandemia em março.

Em verdade, durante o período de  quase quatro meses , a aprovação de Trump manteve-se praticamente estável, exceto por uma semana em meados de março, quando atingiu um pico acima de 50%. No último mês, a aprovação de Trump caiu para uma faixa entre os 30 e os 40 anos, pois os EUA viram um ressurgimento de casos de coronavírus, principalmente no sul e oeste.

A pesquisa demonstra  que agora a inércia e a tolerância com atitudes de Trump começam a findar. No mesmo sentido que a tratativa de  trabalho de lidar com o coronavírus caiu mais um degrau, impulsionada pela queda do apoio entre independentes e até pela diminuição do apoio entre os republicanos. Os democratas sempre foram altamente oposicionistas e descrentes em relação ao republicano.

Entre os  independentes, as pessoas que apoiam é de 26% , um decréscimo  acentuado de 40% em meados de junho, última vez que a pergunta foi feita . A desaprovação de Trump entre independentes aumentou para 73%, ante 59% na pesquisa de junho.

Quando a pesquisa chega abordar seu próprio partido, a fotografia é que  republicanos estão menos inclinados a apoiá-lo na mais nova pesquisa.  Desta forma reduziu para 78% de aprovação do manuseio do coronavírus pelo presidente, em comparação com 90% em meados de junho. Este número de  desaprovação de 22% na nova enquete é um aumento de mais de duas vezes em relação ao mês passado.

Dentre a análise por enquete demográfica , podemos ver aclarar que homens (66%) e mulheres (67%),  estão quase iguais, desaprovando o trabalho do presidente para coronavírus,  deixando se mostrar um aumento de dois dígitos entre os homens desde a pesquisa de junho, onde antes 54% desaprovaram.

Mesmo os estadunidenses brancos sem diploma universitário, considerado um núcleo constituinte da base de Trump, estão divididos em sua aprovação do tratamento do presidente, com 50% de reprovação e 49% de aprovação, em comparação com 42% e 57% na última pesquisa. .

As falácias do presidente não tem limites. Quando começou a  semana, Trump alegou falsamente que “99% dos [casos de coronavírus] são totalmente inofensivos”, ao lançar o movimento para remover estátuas de figuras controversas na história do país como a ameaça mais premente ao país .

O destempero do mandatário se mostrou descontrolado quando chamou de “multidão enfurecida” procurando “derrubar nossas estátuas” e “apagar nossa história” vem quando o país continua a se debater com a morte de George Floyd.

O mundo ficou do lado de Floyd e contra as reações de Trump. Este negro, que morreu depois que foi detido por um policial branco de Minnesota A inquietação nacional por causa da injustiça racial não parou e avassala  Trump junto.

A nova pesquisa ocorre em meio a debates sobre renomear e remover estátuas que levam os nomes de figuras confederadas, e depois que os legisladores do Mississippi votaram para remover o emblema da batalha dos confederados da bandeira do estado.

Por sua vez estadunidenses negros verblizam, que são duas vezes mais propensos que compatriotas brancos a ter uma reação negativa à bandeira confederada, 76% a 37%. Pouco mais de quatro em cada 10 hispânicos têm uma reação negativa ao banner.

A questão que não pode ser escondida  por Trump é que mais mais da metade (57%) dos estadunidenses brancos e a maioria esmagadora dos negros  (92%) e hispânicos (83%) desaprovam a forma como o presidente lidou com essa questão.O acerto de contas sobre a raça ocorre mais de três anos na presidência de Trump, ao longo do qual ele invocou retórica inflamatória sobre o assunto.

Os devaneios de Trump se avolumam . Sua posição inflexível  de reabertura da economia alimenta o impulso agressivo de Trump para retornar o país ao normal, simplesmente porque ele não é mais forte que a pandemia. O mandatário não exitou até em ameaçar as escolas dizendo que iria “cortar o financiamento” destas que não reabram no outono e empunhando uma descrença  ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças . Atacou:  “são muito difíceis”, “caras” e “pouco práticas”.

Os números de Trump também são de preocupação em relação a reabertura forçada, 59% acredita que o esforço para reabrir a economia está se movendo muito rapidamente, para os 15%  que pensam o país num movendo muito devagar e 26% dos que atribuem um movimento no ritmo certo.

Embora sua aprovação entre republicanos caia para 78% nas relações raciais, isso é muito menor do que a forte maioria dos democratas (91%) que desaprovam o presidente nesta questão. Os independentes (74% desaprovam) também estão profundamente céticos quanto ao tratamento que o presidente faz das relações raciais.

Neste sentido , 2021 não chegará com Donald Trump presidente reeleito, e Joe Biden percebe a vitória para poucos meses.

IG

Compartilhe  

últimas notícias