Diário de São Paulo
Siga-nos

Receita Federal estuda estender prazo de entrega do Imposto de Renda

A Receita Federal avalia estender o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2020, ano-base 2019, de acordo com fontes que

Receita Federal estuda estender prazo de entrega do Imposto de Renda
Receita Federal estuda estender prazo de entrega do Imposto de Renda

Redação Publicado em 18/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 15h29


Medida é analisada por conta do avanço do coronavírus

A Receita Federal avalia estender o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2020, ano-base 2019, de acordo com fontes que acompanham a discussão.

A medida seria tomada por conta do avanço do novo coronavírus . A entrega das declarações começou no dia 2 de março e vai até 30 de abril.

Por conta da Covid-19, o Fisco avalia que há grupos de contribuintes que podem não conseguir entregar a declaração a tempo, mesmo que a maioria das pessoas envie a documentação dentro do prazo.

Os técnicos responsáveis pelo IR no Ministério da Economia estão acompanhando diariamente a situação das declarações pendentes, o avanço da doença e como ela pode afetar também o trabalho da Receita Federal. Tudo isso será levado em conta, antes de ser tomada uma decisão final.

Alguns do servidores da Receita Federal que trabalham diretamente no Imposto de Renda da Pessoa Física já estão trabalhando em suas casas.

Até a última segunda-feira, a Receita Federal recebeu entregues 4,6 milhões de declarações do Imposto de Renda. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1h e 5h. O governo espera receber 32 milhões de declarações.

O governo também avalia antecipar a restituição do Imposto de Renda a quem tem esse direito. Neste ano, estão programados cinco lotes de restituição do IR, sendo o primeiro no fim de maio e o último em setembro. Esses lotes poderiam ser agrupados, por exemplo.

iG

Compartilhe  

últimas notícias