Diário de São Paulo
Siga-nos

Receita de quentão simples termogênico: com e sem álcool

Com a queda da temperatura no mês de junho, nada como um quentão para esquentar. A bebida, tradicionalmente consumida na época do natal em países europeus, já

RECEITA
RECEITA

Redação Publicado em 11/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h31


Veja como fazer versão funcional da bebida nutritiva preferida da estação das Festas Juninas

Com a queda da temperatura no mês de junho, nada como um quentão para esquentar. A bebida, tradicionalmente consumida na época do natal em países europeus, já é marca registrada das nossas festas juninas. Além de muito saboroso, o quentão pode ser considerado uma bebida funcional devido aos seus ingredientes. Os alimentos funcionais são ingredientes que proporcionam benefícios à saúde que vão além de seu valor nutricional e também possuem grande quantidade de nutrientes para o corpo. Por isso vamos ensinar uma receita sem álcool, mas dando a orientação para fazer com álcool também. No caso, o vinho tinto tradicional, fonte de resveratrol e flavonoides, assim como o suco de uva integral da versão não alcoólica.

A nutricionista Adriana Stavro explica que alguns alimentos têm a capacidade de aumentar o metabolismo ou a queima de gordura, por isso são considerados termogênicos. A termogênese induzida por dieta – a DIT – é quando ocorre o aumento no gasto de energia acima do nível basal. Assim, ao aumentar sua taxa metabólica, o corpo gasta calorias. Alguns alimentos muito famosos por suas propriedades termogênicas são o gengibre e a canela, presentes na receita do quentão.

Adriana também comenta que o gengibre contém compostos chamados gingerols e shogaols que são compostos que estimulam diversas atividades biológicas e auxiliam no processo de emagrecimento. Já a canela, além de aromática e saborosa, também pode ativar a termogênese, pois estimula maior expressão de certos genes e enzimas que aumentam o metabolismo lipídico nos adipócitos, ou seja, a queima de gordura.

E para quem busca dar um toque especial e funcional na preparação, o suco de uva integral orgânico é uma ótima opção. A nutricionista ressalta que as uvas são ricas em antioxidantes, compostos que protegem a nossa saúde, incluindo resveratrol e flavonoides, encontrados principalmente na casca e nas sementes das uvas. Ela também comenta que alguns estudos sugerem que os sucos de uva vermelha e roxa podem fornecer benefícios a saúde do coração, por reduzir o risco de coágulos sanguíneos, diminuir o colesterol (LDL), prevenir danos aos vasos sanguíneos do coração e ajudar a manter a pressão arterial saudável.

Gostou dos benefícios? Confira a receita de quentão funcional e termogênico que a nutricionista Adriana Stavro selecionou para os leitores do Eu Atleta.

Ingredientes:

  • 500 ml suco de uva integral orgânico sem açúcar ou 500 ml de vinho tinto, para quem curte a versão alcoólica
  • 200 ml de água
  • 50g de adoçante xilitol
  • 2 pedaços (2 cm cada) de gengibre com casca
  • 2 ramas de canela
  • Casca de 1 laranja
  • 1 maçã picada com a casca

Modo de preparo:

  1. Em uma caneca, leve ao fogo 200 ml de água com a canela e o gengibre;
  2. Deixe ferver por 10 minutos, tampe, desligue e aguarde 20 minutos;
  3. Em outra panela, misture o chá de canela e gengibre com o suco de uva (ou o vinho) e o adoçante;
  4. Leve ao fogo e ferva junto com a casca da laranja por 5 minutos.
  5. Desligue, acrescente a maçã picada, feche a caneca e aguarde 5 minutos. Pode servir, está pronto!

Rendimento: 3 porções de 200 ml.

Calorias: 114 Kcal por porção da versão sem álcool, 154 Kcal na versão alcoólica.

Fonte: a nutricionista Adriana Stavro é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional e mestranda em Nutrição Clínica do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias