Diário de São Paulo
Siga-nos

Rebeca Andrade é estrela do Brasileiro de ginástica: “Me sinto muito famosa”

A foto de Rebeca Andrade está estampada em um cartaz logo na entrada do ginásio Constâncio Vieira. A ginasta de 22 anos é a grande estrela do Campeonato

Rebeca Andrade é estrela do Brasileiro de ginástica: “Me sinto muito famosa”
Rebeca Andrade é estrela do Brasileiro de ginástica: “Me sinto muito famosa”

Redação Publicado em 30/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h58


Depois de conquistar duas medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, ginasta do Flamengo é destaque do campeonato nacional e brinca com tietagem: “Muito divertido”

A foto de Rebeca Andrade está estampada em um cartaz logo na entrada do ginásio Constâncio Vieira. A ginasta de 22 anos é a grande estrela do Campeonato brasileiro de ginástica artística, em Aracaju. Dois meses depois de conquistar um ouro e uma prata nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca vai voltar às competições nesta sexta-feira, às 14h30 – com transmissão ao vivo do SporTV 2. Jade Barbosa, Daniele Hypolito e o campeão mundial Arthur Nory também são destaques do torneio.

Rebeca Andrade volta a competir no Brasil após medalhas em Tóquio

A ausência do público nas arquibancadas – uma medida de segurança por causa da pandemia do coronavírus -, não impediu que Rebeca atraísse a atenção de dezenas de fãs nos treinos em Aracaju. São pequenas atletas que sonham seguir seus passos. Ou árbitros e técnicos de outras equipes que parabenizam a ginasta do Flamengo pelas conquistas em Tóquio. Afinal vai ser a primeira vez que Rebeca compete com o status de campeã olímpica.

Rebeca Andrade no treino do Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade no treino do Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

– A galera tieta bastante, não só as crianças, os adultos também. Mas é muito divertido. Eles chegam assim: “Rebeca posso fazer uma foto com você, você foi incrível”. É muito legal. Eu adoro. Quando eu chego, todo mundo me dá parabéns. Foi um esforço muito grande, e todo mundo reconhece. Emocionante. Eu me sinto muito famosa (risos). No esporte é difícil isso acontecer, né!? – contou a ginasta.

Rebeca ganhou os holofotes depois das Olimpíadas, participou de programas de TV e estrelou campanhas de publicidade. A ginasta se consolidou como uma celebridade do esporte brasileiro, mas manteve os treinos fortes em meio à agenda de compromissos com patrocinadores. Ela se prepara para voltar ao Japão e disputar o Mundial de Kitakyushu entre 18 e 24 de outubro. O Brasileiro de Aracaju é uma escala no caminho.

– Eu acho que já estava focada, até porque eu não tinha parado de treinar. Eu sabia que quando voltasse do Japão eu teria poucos dias em casa, porque teria o Brasileiro e o Mundial. Mas claro que quanto mais perto a gente vai chegando, mais preparada e focada a gente fica – disse a ginasta, que já embarca na segunda-feira para a aclimatação em Doha junto com a delegação brasileira.

Rebeca Andrade no treino do Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade no treino do Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

O Brasileiro vai ser um teste para Rebeca antes do Mundial também no sentido de lidar com a expectativa dos fãs por bons resultados. Ela não pretende apresentar todas as dificuldades das séries que executou nas Olimpíadas, mas ainda assim é favorita ao título do individual gera e por equipes.

– Essa parte não mudou, porque todo mundo sempre soube do meu potencial, sempre souberam o que eu poderia fazer, então sempre esperaram bastante de mim, mas sempre foquei no meu, nunca me preocupei com isso. Acho que se eu treinar, se estiver bem preparada, vou chegar e vou fazer meu melhor. Eu não dou muito atenção para o que as pessoas esperam. Eu ligo para o que eu quero fazer. Acho que isso não interfere tanto no meu trabalho, mas claro que a gente quer chegar em uma competição e arrasar.

Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Rebeca Andrade no Brasileiro de ginástica — Foto: Ricardo Bufolin/CBG

Além de Rebeca Andrade, disputam o Brasileiro de Aracaju os atletas olímpicos Jade Barbosa (Flamengo), Daniele Hypolito (Flamengo), Lorrane Oliveira (Flamengo), Arthur Nory (Pinheiros), Francisco Barretto (Pinheiros) e Caio Souza (Minas) – Arthur Zanetti (lesão) e Flávia Saraiva (se recuperando de cirurgia) são os desfalques. Os campeões por equipes e do individual geral vão ser conhecidos nesta sexta-feira, e as finais por aparelhos vão ser no domingo.

Programação do Brasileiro de ginástica artística

SporTV 2 transmite a competição ao vivo

Sexta-feira (01/10)
14h30 – Subdivisão 1 feminina – Flamengo, Centro Olímpico-SP e Sesi-SP
14h30 – Subdivisão 1 masculina – Serc Santa Maria, Grêmio Náutico União e Flamengo
18h30 – Subdivisão 2 feminina – Fluminense, Cegin, Grêmio Náutico União e Minas
18h30 – Subdivisão 2 masculina – Pinheiros, Minas e Setor Leste
22h – Premiação por equipes e individual geral masculino e feminino

Domingo (03/10)
9h25 – Finais por aparelhos

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias