Diário de São Paulo
Siga-nos

Rapinoe e Sue Bird lideram grupo de 500 atletas que pede proteção do direito ao aborto nos EUA

Um grupo de mais de 500 atletas, incluindo as campeãs olímpicas Megan Rapinoe, do futebol, e Diana Taurasi e Sue Bird, do basquete, se uniu em um apelo à

Rapinoe e Sue Bird lideram grupo de 500 atletas que pede proteção do direito ao aborto nos EUA
Rapinoe e Sue Bird lideram grupo de 500 atletas que pede proteção do direito ao aborto nos EUA

Redação Publicado em 21/09/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h12


Jogadoras alegam que controle sobre o corpo e a vida reprodutiva ajudou no crescimento do esporte feminino

Um grupo de mais de 500 atletas, incluindo as campeãs olímpicas Megan Rapinoe, do futebol, e Diana Taurasi e Sue Bird, do basquete, se uniu em um apelo à Suprema Corte dos Estados Unidos para proteger o direito ao aborto. A iniciativa é uma reação a um projeto de republicanos do Mississipi para proibir o procedimento após 15 semanas de gravidez.

Sue Bird e Megan Rapinoe estão entre as líderes do grupo que pede proteção do direito ao aborto  — Foto: Ethan Miller/Getty

Sue Bird e Megan Rapinoe estão entre as líderes do grupo que pede proteção do direito ao aborto — Foto: Ethan Miller/Getty

A legislação vigente é válida desde 1973 e legaliza o aborto em todo o país. O argumento das atletas é que o direito ao aborto ajudou no crescimento do esporte feminino no país e que as atletas e suas respectivas carreiras sofreriam sem a segurança de poder abortar, se assim escolherem.

– Como mulheres atletas e pessoas no esporte precisamos ter o poder de tomar decisões importantes sobre nossos próprios corpos e exercer controle sobre nossas vidas reprodutivas – disse Rapinoe através de nota reproduzida pela agência Reuters.

Fazem parte do grupo de apelantes 26 atletas que disputaram as Olimpíadas. Sue Bird, que voltou de Tóquio com o quinto ouro olímpico da carreira, é casada com Rapinoe e uma das principais vozes ativistas no basquete feminino. Ashleigh Johnson, primeira negra da seleção americana de polo aquático e também ouro em Tóquio, é outro nome relevante a apoiar a causa.

A apresentação de argumentos orais para o caso está prevista para 1º de dezembro de 2021, com uma decisão estimada para junho do próximo ano. Atualmente a Super Corte americana tem maioria conservadora (6 a 3 entre os juízes).

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias