Diário de São Paulo
Siga-nos

Raphinha diminui dependência de Neymar e é o quinto maior driblador do Brasil após três jogos

Tite pediu calma com Raphinha. Falou em oscilação de rendimento de jovens. O jogador de 24 anos do Leeds United mostrou em três partidas que tem muito a

Raphinha diminui dependência de Neymar e é o quinto maior driblador do Brasil após três jogos
Raphinha diminui dependência de Neymar e é o quinto maior driblador do Brasil após três jogos

Redação Publicado em 15/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h24


Craque do PSG é responsável por 57% das finalizações do Brasil nas Eliminatórias. Em apenas três partidas, jogador do Leeds se destaca; veja números do setor ofensivo

Tite pediu calma com Raphinha. Falou em oscilação de rendimento de jovens. O jogador de 24 anos do Leeds United mostrou em três partidas que tem muito a oferecer para a seleção brasileira. Em apenas 157 minutos em campo, ele dividiu as atenções com Neymar e diminuiu a dependência de criação da equipe nas jogadas do seu camisa 10.

O levantamento do Espião Estatístico do gemostra que Neymar tem participação em nada menos do que 57% das finalizações brasileiras nas Eliminatórias – em números absolutos, isso quer dizer que 75 das 132 finalizações passaram pelos seus pés.

Com apenas três jogos – um deles como titular -, Raphinha entrou nesse ranking, com 16 ações nas finalizações ao todo. Em números totais, ele já está em sétimo neste levantamento (Paquetá é o segundo na lista, com 28 participações em finalizações). Gabriel Jesus, Everton Ribeiro, Richarlison e Gabigol também são destaques.

Com um filtro nos jogadores com pelo menos 10 participações em finalizações, na comparação por minuto em campo, Raphinha já é mais efetivo e participou mais das conclusões a gol do Brasil até do que Neymar. Veja a participação nas finalizações por minuto dos atletas da Seleção nas Eliminatórias:

Jogadores que mais participam das finalizações do Brasil por minuto nas Eliminatórias

JogadorJogosMinutos em campoTotal de participações em finalizaçõesUma participação a cada X minutos
Raphinha3157169,8
Neymar87807510,4
Everton Ribeiro84272021,4
Fred42391121,7
Lucas Paquetá96232822,3
Gabriel Jesus75092223,1
Richarlison64541825,2
Gabriel84521726,6
Roberto Firmino64411529,4
Renan Lodi43461131,5
Douglas Luiz53841038,4
Casemiro65741441,0
Alex Sandro75881058,8
Danilo98371459,8

O atacante do Leeds participou de uma finalização do Brasil a cada 9,8 minutos. Neymar, a cada 10,4. Com menos minutos em campo, o atleta de 24 anos chamou a atenção em seus três primeiros jogos pela Seleção, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai.

Raphinha recebe carinho de Neymar na comemoração de gol pelo Brasil contra o Uruguai — Foto:  Lucas Figueiredo/CBF

Raphinha recebe carinho de Neymar na comemoração de gol pelo Brasil contra o Uruguai — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Veja abaixo os números de Neymar e de Raphinha

Números de Neymar nas Eliminatórias

  • 8 jogos (todos como titular)
  • 780 minutos (não foi substituído nenhuma vez)
  • 7 gols (vice-artilheiro)
  • 7 assistências (maior garçom. Caicedo e Lo Celso são os vice-líderes com 4 cada)
  • Um gol ou assistência a cada 56 minutos em campo
  • 32 finalizações (3º que mais finaliza, atrás de Messi, com 47, e Marcelo Moreno, com 41)
  • 26 assistências para finalização (atrás apenas de Messi, com 27, entre todos da competição)
  • 40 faltas sofridas (2º jogador mais caçado, atrás apenas de Cuadrado, com 45)
  • 34 dribles certos (maior driblador. Messi e Cuadrado vêm atrás, com 22 cada)

Números de Raphinha nas Eliminatórias

  • 3 jogos (1 como titular)
  • 157 minutos
  • 2 gols
  • 2 assistências
  • Um gol ou assistência a cada 39 minutos em campo
  • 8 finalizações (7º que mais finaliza no Brasil)
  • 5 assistências para finalização
  • 7 dribles certos (5º jogador com mais dribles no Brasil)

Antony também ganha espaço

Além de Raphinha, Tite ganhou nesta rodada tripla a opção de Antony, que entrou bem em todas as partidas – fez um gol contra a Venezuela e quase marcou o da vitória diante da Colômbia. A ascensão de novos jogadores torna ainda mais disputado o espaço na lista de convocados de Tite.

Antony entrou no segundo tempo da goleada do Brasil sobre o Uruguai: jogador do Ajax participou das três partidas com Tite — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Antony entrou no segundo tempo da goleada do Brasil sobre o Uruguai: jogador do Ajax participou das três partidas com Tite — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O treinador tem chamado de seis a sete jogadores para o ataque. Normalmente divide com dois pelo lado direito, dois pela esquerda e dois pelo miolo do ataque. Nesta convocação, chamou Antony, Raphinha, Vini Jr, Neymar, Gabriel Jesus, Gabigol e o novato Arthur Cabral, que substituiu Matheus Cunha, lesionado.

Ainda ficaram fora nomes bem cotados com Tite, como os de Richarlison, Roberto Firmino, o próprio Cunha, cortado por lesão, mais Pedro e os pontas Everton Cebolinha e Rodrygo.

Se Richarlison e Firmino voltarem – os dois são jogadores importantes na ideia de jogo de Tite -, o treinador vai ter que decidir quem cortar da lista. Nesta data Fifa, usou por menos tempo em campo Vini Jr – que entrou no primeiro jogo – e Arthur Cabral – relacionado uma vez.

Certo é que a concorrência aumenta a um ano da Copa do Mundo de 2022. O treinador também viu a ascensão de reservas no setor defensivo. como Lucas Veríssimo e Emerson Royal. Os dois fizeram boa partida diante do Uruguai, com segurança e participação ofensiva, no caso do lateral do Tottenham.

.
.
.
Globo Esporte
Compartilhe  

últimas notícias