Diário de São Paulo
Siga-nos

Ranking de raças de cachorro: como as mais inteligentes são classificadas?

O ranking das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo já é conhecido por muitas pessoas - border collie em primeiro , poodle em segundo, etc. Mas

Ranking de raças de cachorro: como as mais inteligentes são classificadas?
Ranking de raças de cachorro: como as mais inteligentes são classificadas?

Redação Publicado em 17/05/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h47


Facilidade e rapidez de aprender comandos e nível de obediência são levados em consideração

O ranking das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo já é conhecido por muitas pessoas – border collie em primeiro , poodle em segundo, etc. Mas alguns donos costumam se perguntar “Meu cão é tão inteligente, por que a raça dele não está nesta lista?” A classificação foi realizada pelo pesquisador Stanley Coren que, em 1995, publicou o livro “A Inteligência dos Cães”.

Camila Lima de Almeida, especialista em comportamento canino e sócia-proprietária do Pet Family, explica que os critérios utilizados por Stanley para determinar o ranking de raças mais inteligentes foram habilidade e rapidez de aprender comandos e obedecer.

Feito por meio de um questionário que classificou 133 raças de forma gradual, de acordo com pontuação, o estudo não considerou o quão determinado animal é inteligente de forma instintiva, ou seja, por ele mesmo. O principal ponto levado em consideração foi a relação da raça com os humanos e a quantidade de repetições necessárias para que uma raça aprenda um novo comando e o seu tempo de resposta para fazer isso.

As graduações para o ranking

Stanley criou graduações para mostrar como definiu posições de 1 ao 80. São elas:

  • 1 a 10: estão nessa graduação os cães que após cinco tentativas já entendem o comando e não é mais necessário repetição para aprendizagem. Na verdade, para 95% desses cachorros, o comando só precisa ser ensinado uma única vez.
  • 11 a 26: nesta posição estão os cães considerados excelentes para o trabalho. Os comandos precisam ser repetidos entre cinco e quinze vezes.
  • 27 a 39: os cães acima da média, que precisam de até vinte repetições para que aprendam determinado comando estão nesta posição. 70% desses pets, quando treinados, não precisam de repetição.
  • 40 a 54: inclui os cães com inteligência “intermediária”, que precisam de até 40 repetições para aprender o comando. Esse tempo de resposta, de acordo com o estudo, já é considerado lento.
  • 55 a 69: considerados de inteligência “razoável”, os cães que estão nessas colocações necessitam de até 80 repetições para aprender um comando e, mesmo após aprender, podem não ser tão obedientes.
  • 70 a 80: por último estão os cães considerados menos obedientes e inteligentes para o trabalho. Pode ser que um comando precise ser repetido mais de 100 vezes para que o cachorro realmente o execute de forma confiável.

Dessa forma, as 10 primeiras raças a ocuparem o rankig das mais inteligentes do mundo ficou assim:

  1. Border collie
  2. Poodle
  3. Pastor alemão
  4. Golden retriever
  5. Dobermann
  6. Pastor de shetland
  7. Labrador retriever
  8. Papillon
  9. Rottweiler
  10. Austrian cattle dog

IG

Compartilhe  

últimas notícias