Diário de São Paulo
Siga-nos

Rafael Silva perde para georgiano, mas ainda tem chance de bronze

O brasileiro Rafael Silva perdeu, já na madrugada desta sexta-feira, para o georgiano Guram Tushishvili, cabeça de chave número 4 da categoria acima de 100kg

rafael silva
rafael silva

Redação Publicado em 30/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 06h46


O brasileiro Rafael Silva perdeu, já na madrugada desta sexta-feira, para o georgiano Guram Tushishvili, cabeça de chave número 4 da categoria acima de 100kg do judô nas Olimpíadas de Tóquio 2020, após sofrer três punições em luta válida pelas quartas de final. Agora, Baby volta a competir a partir das 5 (horário de Brasília) e precisa de duas vitórias para conquistar a medalha de bronze. Na primeira luta, ele enfrentará o bicampeão olímpico Teddy Riner, considerado um dos maiores judocas da história – nas quartas, o decacampeão mundial e bi olímpico perdeu para o russo Tamerlam Bashaev, líder do ranking.

Rafael Silva perdeu para o georgiano Guram Tushishvili nas quartas do judô em Tóquio — Foto: REUTERS/Sergio Perez

Rafael Silva perdeu para o georgiano Guram Tushishvili nas quartas do judô em Tóquio — Foto: REUTERS/Sergio Perez

O georgiano dominou toda a luta e o brasileiro não conseguiu fazer nenhuma entrada. É bem verdade que Tushishvili também não aplicou nenhum golpe, mas dominou a pegada o tempo inteiro. A terceira punição veio já no golden score, uma espécie de prorrogação.

Rafael Silva foi bronze nas Olimpíadas de 2012 e 2016, além de ter na carreira as medalhas de prata (2013) e bronze (2014 e 2017) em Campeonatos Mundiais. Entrou nas Olimpíadas como quinto cabeça de chave, o que o credencia como candidato ao pódio.

Este é o último dia de competições individuais do judô masculino. Nas categorias anteriores, o Brasil conquistou dois bronzes, com Daniel Cargnin (até 66kg) e Mayra Aguiar (até 78kg). No peso pesado feminino (acima de 78kg), Maria Suelen Altheman se lesionou nas quartas de final e se despediu d disputa individual.

A CAMPANHA

A estreia foi sofrida, com vitória sobre o atleta do Azerbaijão Ushangi Kokauri. O início foi bem equilibrado, com muitas trocas de pegada. Com dois minutos de luta, o brasileiro se defendeu de um ataque do rival e acabou levando uma punição. Na segunda metade da luta, Baby tentou mais entradas e passou a dominar as pegadas. Após o tempo regulamentar se esgotar, o combate foi para o golden score.

Com um minuto de prorrogação, Baby levou mais uma punição, ficado a uma de ser eliminado. Mas ai, conseguiu um belíssimo golpe para vencer o combate.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias