Diário de São Paulo
Siga-nos

Radialista morto em acidente no Beach Park é enterrado sob silêncio em Sorocaba

O radialista sorocabano Ricardo José Hilário da Silva, que morreu ao sofrer um acidente em um brinquedo do parque aquático Beach Park, em Fortaleza (CE), na

Radialista morto em acidente no Beach Park é enterrado sob silêncio em Sorocaba
Radialista morto em acidente no Beach Park é enterrado sob silêncio em Sorocaba

Redação Publicado em 19/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 15h26


Ricardo José Hilário da Silva sofreu um ferimento na cabeça em uma atração do parque aquático, localizado em Fortaleza (CE). Cerca de 50 pessoas acompanharam o enterro

O radialista sorocabano Ricardo José Hilário da Silva, que morreu ao sofrer um acidente em um brinquedo do parque aquático Beach Park, em Fortaleza (CE), na última segunda-feira (16), foi enterrado na tarde desta quarta-feira (18), no Cemitério da Consolação, em Sorocaba (SP).

Cerca de 50 pessoas acompanharam o sepultamento, realizado por volta das 16h. Amigos e familiares fizeram um silêncio absoluto ao se despedirem de Ricardo.

“Muito camarada, muito parceiro. Era uma pessoa humilde. Nós começamos mais ou menos na mesma época, eu em São Paulo e ele em Sorocaba. Era muito feliz e ainda tinha projetos. Nunca vou esquecer do amigo generoso”, lamentou a amiga de trabalho Débora Mendonça.

A vítima, de 43 anos, estava em uma boia com mais três pessoas no “Vainkará”, atração que havia sido inaugurada no fim de semana, quando se acidentou. Ricardo Hill, como era conhecido no meio da comunicação, e os outros visitantes caíram dentro do brinquedo.

Segundo testemunhas, o radialista bateu a cabeça na estrutura da atração e morreu na hora. Os outros três ocupantes ficaram feridos.

G1 apurou que as três pessoas que estavam na boia pesam 90, 105 e 110 quilos. Com o peso de Ricardo, um homem adulto, o grupo deveria somar mais de 320 quilos, o peso máximo recomendado para descer no toboágua.

Em nota, o Beach Park lamentou a morte do turista: “a equipe de segurança aquática realizou o atendimento de forma imediata, mas, infelizmente, o visitante foi a óbito. O Beach Park lamenta profundamente o ocorrido e está dando todo o apoio, suporte e atenção para a família”.

O parque também reiterou que a boia não ultrapassou a barreira de contenção do brinquedo e que os visitantes não foram arremessados. Segundo a nota, a boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina.

Brinquedo 'Vainkará' tem 29,5 metros de altura (Foto: Arquivo pessoal - Eduardo Tchao/TV )

Brinquedo ‘Vainkará’ tem 29,5 metros de altura (Foto: Arquivo pessoal – Eduardo Tchao/TV )

Tragédia

De acordo com amigos e conhecidos da vítima, Ricardo visitava a capital cearense a passeio com a esposa e a filha, de apenas 8 anos, que estavam na boia de trás do brinquedo e presenciaram o acidente.

“Elas desceram no brinquedo e viram o que aconteceu. É muito traumatizante para elas, um choque grande para as duas. A gente não espera tirar férias e voltar em um caixão”, explica o cunhado da vítima, Luis Silva.

Atualmente, Ricardo viajava diariamente a São Paulo para apresentar um jornal na rádio Nova Brasil.

O corpo do rapaz foi velado durante a manhã desta quarta-feira (18), na Ossel da Vila Assis, em Sorocaba. A pedido da família, seguranças foram colocados na entrada do local e a imprensa não foi autorizada a entrar.

Radialista morto em acidente no Beach Park é enterrado em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)

Radialista morto em acidente no Beach Park é enterrado em Sorocaba (Foto: Carlos Dias/G1)

Perícia técnica

As portas do Beach Park foram reabertas nesta quarta-feira (18), após terem amanhecido fechadas no dia seguinte à tragédia. O toboágua onde ocorreu o acidente permanece interditado.

A atração passou por uma perícia técnica da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o laudo deverá ser concluído em até um mês. O resultado pode ser prorrogado por mais 30 dias devido à perícia complementar.

A empresa informou que o “Vainkará” levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado. Conforme o Beach Park, a empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações para parques aquáticos, “realizou inúmeras descidas testes com uma equipe especializada enviada ao Brasil e autorizou o início da operação do equipamento”.

Confira a nota do Beach Park na íntegra:

O Beach Park esclarece que está totalmente dedicado ao suporte à família de Ricardo José Hilário da Silva e apoiando as investigações dos órgãos responsáveis pela perícia, que estiveram hoje dentro do parque. A família e a vítima já estão a caminho de sua cidade de origem.

O Beach Park reforça que possui alvará de funcionamento e que são realizados testes em todas as atrações antes de inaugurarem oficialmente. Para o lançamento do Vainkará, que levou dois anos e meio para ser desenvolvido e instalado no parque, a empresa canadense ProSlide, fornecedora e desenvolvedora de atrações dos maiores parques aquáticos do mundo, realizou inúmeras descidas testes com uma equipe especializada enviada ao Brasil e autorizou o início da operação do equipamento.

O parque reitera que é completamente equivocada a informação de que a boia ultrapassou a barreira de contenção do brinquedo e que os visitantes tenham sido arremessados. A boia virou no final do percurso dentro da atração, já próximo da piscina. A perícia está sendo realizada pelas autoridades com apoio do Beach Park e a identificação das causas do acidente só será confirmada após a finalização deste trabalho.

O Beach Park lamenta muito o ocorrido e reforça seu compromisso prioritário com a segurança e a integridade de seus visitantes por meio de treinamentos diários com toda a equipe.

Veja como foi o acidente que resultou na morte do radialista (Foto: Arte G1)

Veja como foi o acidente que resultou na morte do radialista (Foto: Arte G1)

Compartilhe  

últimas notícias